Minuta da lei estadual da micro e pequena empresa já tramita na Assembléia

Minuta da lei estadual da micro e pequena empresa já tramita na Assembléia

Minuta da lei estadual da micro e pequena empresa já tramita na Assembléia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O coordenador da Frente Parlamentar da Pequena e Micro Empresa da Assembléia Legislativa de Rondônia, deputado Edésio Marteli, recebeu na última semana a minuta do projeto de lei que cria o Estatuto da Micro e Pequena Empresa de Rondônia. A leitura da minuta já foi feita em plenário e o deputado está trabalhando para que a lei entre em votação já na próxima semana. Edésio Marteli acredita que pela sua importância, o estatuto seja aprovado por unanimidade. "A medida permite a criação de um fórum próprio para a discussão de políticas públicas e de acesso ao crédito para o setor", considera o deputado. *Baseada na lei nacional que rege o setor, a nova lei vai regulamentar o Artigo 153 da Lei Estadual, que já prevê um tratamento diferenciado para as pequenas e micros, com melhores condições para a regularização daquelas que trabalham na informalidade, menor carga de encargos fiscais e facilidade de acesso ao crédito. *A elaboração da minuta da Lei foi feita por um grupo de entidades que representam o setor em todo o Estado. Além do Simpi, participam deste grupo a Federação da Micro e Pequena Empresa de Rondônia, as associações comerciais de Ji-Paraná e Vilhena, as associações de moveleiros de Ariquemes, Rolim de Mura e Pimenta Bueno, o Sindilojas de Vilhena e o Sindicato da Micro e Pequena Empresa do Comércio "Com esta lei, o micro e pequeno empresário do Estado vai ganhar uma cara", ressalta o presidente do Sindicato da Micro e Pequena Indústria (Simpi), Leonardo Sobral. Rondônia conta com 26 mil micro e pequenas empresas nos ramos da indústria, comércio e de serviços, que representam 99% do total de empresas do Estado, informa o presidente do Simpi, destacando a importância da medida para a economia de Rondônia. *A Lei da Micro e Pequena Empresa de Rondônia é baseada na lei nacional voltada para o setor. Por ela, são consideradas micros aquelas que faturam até R$ 240 mil por ano, sendo que para as pequenas o faturamento considerado é de até R$ 2,4 milhões anuais. Entre as vantagens oferecidas estão a diminuição de custos e da burocracia para a formalização de empresas; a criação de mecanismos que permitem ao governo do Estado a captação de crédito para os pequenos e a inclusão dos pequenos empresários nos processos de licitação para a aquisição de produtos e contratação de serviços pelos órgãos públicos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS