Pedagogia da FARO desenvolve oficinas em aldeia indígena

Pedagogia da FARO desenvolve oficinas em aldeia indígena

Pedagogia da FARO desenvolve oficinas em aldeia indígena

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, acadêmicos e professores do curso de Pedagogia da FARO estiveram em Guajará-Mirim desenvolvendo trabalhos de educação indígena. A aldeia visitada foi a Lage Novo, onde vivem 389 indígenas distribuídos entre quatro etnias: OroWaram, OroWaramXijein, OroMon e OroNao. A língua nativa é o Txapakura, do grupo lingüístico Tupi. Os acadêmicos desenvolveram oficinas de Ciências, Matemática, Geografia, História, Arte e Educação Física. A escola, que existe há 20 anos, tem 97 alunos do pré-escolar até a oitava série. A grade curricular tem como principal objetivo a inclusão dos conhecimentos indígenas, costumes, língua, arte, ritos e mitos, uma maneira de não deixar morrer sua cultura, já que a aldeia tem apenas 10 idosos. No dia 1º a comitiva da Faro foi recepcionada na Casa de Cultura Aldo Bravo Monastério em Guayara-Mirim, Bolívia. Na ocasião, o grupo assistiu a belíssima apresentação do Grupo de Dança Aguaí, com danças regionais da parte oriental do país vizinho. A coordenadora do curso de Pedagogia, Benilce Matos da Silva, e a professora Cleuza Avello Correa receberam de representantes da Universidade de Beni algumas obras literárias bolivianas para serem usadas na Biblioteca da Faro. *VEJA TAMBÉM: * Bombeiros simulam ação de resgate em atividade interdisciplinar na FARO * Acadêmicos de Pedagogia da FARO se preparam para atividade em aldeia indígena
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS