*No segundo bloco, conforme estabelecido no regulamento do debate, os candidatos falam sobre temas específicos e que afetam a população.
*Os temas são sorteados diante dos candidatos.
*A candidata Fátima Cleide foi a primeira a responder a pergunta sobre o tema "Segurança Pública". De acordo com Fátima, o Estado vive uma situação caótica na área de segurança, apontando que a população está insegura, principalmente no atendimento, que demora e não se mostra eficiente.
*Na sua gestão ela disse que irá promover a integração das polícias, inclusive trazendo a superintendência dos assuntos penitenciários para dentro dos estabelecimentos carcerários. Ela disse ainda que promoverá mais eficiência à segurança quanto a necessidade da população.
*O candidato Amir Lando falou sobre a "geração de empregos". Ele disse que é o desafio que causa mais urgência no Estado, citou que o problema pode ser resolvido investindo na agropecuária, com um pouco mais de ousadia promovendo grandes investimento, trazendo benefícios ao micro-empresário, melhorando a geração de empregos. Um exemplo, segundo Amir, seria incentivando a facilidade de acesso aos créditos, com a ação de órgãos que trabalham com esse tipo de política no empreendimento ao pequeno e médio empresário, como o Sebrae.
*O candidato Ivo Cassol falou sobre o tema "meio ambiente", onde ele falou sobre as unidades de preservação no Estado e lamentou a falta de suporte dos órgãos nacionais e internacionais. Mas destacou um ponto fundamental, onde foi aprovado o zoneamento no Estado, contribuindo na questão ambiental. Falou sobre o dinheiro da Suframa, onde não sai para os pequenos e médio produtores. Destacou que há necessidade de um trabalho em conjunto para que aja melhor eficiência para preservação das áreas protegidas, não somente na esfera municipal e estadual, mas também federal.
*O candidato Adilson Siqueira abordou o tema "educação", onde ele falou sobre a educação ambiental, onde destacou o problema nos leitos dos rios, depois sobre a política na área de educação formal, com reformulação na educação nas escolas. Ele propõe que a educação seja integral, onde a criança, segundo o candidato, onde recebe todas as refeições, com apoio psicológico e médico, e posteriormente ela seja preparada adequadamente para o vestibular e a universidade. Ele disse que é necessário que mude a atual arquitetura na área da educação para que tenha maior investimento na área discente.
*O candidato Carlinhos Camurça falou sobre "saúde", onde ele disse que tem andando nos 52 municípios do estado e observou o sofrimento da população do interior. Ele relatou que muitas prefeituras pequenas não tem condições de pagar uma médico para a sua comunidade. Camurça ressaltou ainda que é necessário dar suporte a essese pequenos municípios, descentralizando da capital a saúde do Estado, criando hospitais-pólos, com parcerias nas prefeituras, não dependendo mais do Hospital João Paulo II.