Conscientizar o eleitor sobre a importância do voto e suas conseqüências, foram os pontos principais abordados pelos técnicos judiciários do TRE, Ramon de Freitas e Luciano Olavo da Silva, na Igreja São José Operário localizado na zona sul da capital.
O evento aconteceu ontem, terça-feira à noite no salão paroquial às 19h30min, reunindo moradores da comunidade e cerca de 200 alunos do ProJovem para debaterem e esclarecerem sobre as regras eleitorais e o papel do cidadão na escolha do candidato neste ano de 2006. Só no estado de Rondônia serão eleitos 1 senador, 24 deputados estaduais e 8 deputados federais.
*Durante o debate Luciano comentou sobre a gravidade do voto nulo, “se 50 % dos votos forem nulos mais um voto, pode cancelar as eleições e conseqüentemente teria novas eleições que aconteceriam no prazo entre 20 e 40 dias, o que seria um prejuízo para o eleitorado” diz o técnico judiciário. Vários crimes eleitorais também foram esclarecidos no evento, dentro os quais a compra de votos, e brindes que não podem ser distribuídos pelos candidatos para os eleitores, e que podem ser denunciados pelo telefone 148 ,que é a Central de Atendimento ao eleitor. Constatando o crime eleitoral, o eleitor precisará apenas fazer a denúncia sem necessidade de se identificar e a ligação é gratuita.
*Durante as eleições o TRE está realizando palestras em várias localidades da capital. Caso sua comunidade ou escola tenha interesse, pode solicitar a equipe da Justiça Eleitoral pelo telefone 3211-2190, para realizar palestra também em sua localidade.