Caerd passará a fornecer água tratada diariamente a todos os pontos da cidade

O sistema de distribuição permanente de água tratada, para todos os pontos da cidade, tem início no próximo domingo(13). Extraordinariamente, após quase 40 anos de abastecimento de água tratada para a população urbana da capital, a Caerd consegue realizar

Caerd passará a fornecer água tratada diariamente a todos os pontos da cidade

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A partir do próximo domingo (13 ), a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) iniciará o fornecimento de água para a rede da capital de forma continuada, pondo fim ao sistema de fornecimento dia sim e dia não, que já durava há quase 40 anos. Essa iniciativa, é o resultado de trabalho desenvolvido pelos técnicos da companhia que já durava quatro anos. *O trabalho dos técnicos consistiu na troca de registros, revisão das ligações de ponta da rede, troca de canos, monitoramento de pressão da água de cada ponta, principalmente nas regiões altas da cidade e a hidrometação (colocação de hidrômetro nas pontas da rede). *De acordo com Armando Nogueira Leite, diretor administrativa da companhia, o abastecimento permanente é um sonho antigo que agora se tornará realidade, devido ao trabalho desenvolvido por toda a equipe. “Será um fato histórico para a nossa capital”, afirma confiante o direto da companhia que foi fundada no ano de 1969. *Leite explica que a Caerd tem produção suficiente para atender 100% da população urbana da capital durante as 24 horas do dia. Pois conta com sistema de abastecimento central na Estação de Tratamento Santo Antônio (Eta Nova), que trata as águas do rio Madeira e de vários outros poços em bairros da capital. Porém, o sistema de abastecimento integral não poderia funcionar, pois havia uma séria deficiência operacional, como a falta de controle dos registros, vazamentos, etc. *A partir do dia 13, quando a Caerd abrirá todos os registros de manobras, contará com equipes que trabalharão 24 horas por dia para monitorar o sistema de abastecimento, em campo e no sistema principal, que acompanharão a pressão da água em todas as pontas de abastecimento. *Com isso, Leite afirma que ocorrerá outra situação extraordinária na empresa: diminuição dos problemas técnicos em função da harmonia de pressão que haverá no sistema de distribuição. “Não haverá mais uma forte pressão em determinada rede, em função do recebimento de água dia sim e dia não. Com a distribuição permanente, a tendência é aos poucos toda a rede ficar com uma única pressão, durante todo o tempo, diminuindo problemas e eventuais manutenções”. *
Problemas iniciais
*A Caerd iniciou essa semana uma campanha, nos meios de comunicação, alertando a população para problemas que ocorrerão logo no início desse novo procedimento operacional. Alguns lugares abastecidos pela rede poderão sofrer, no início, falta de água. *Leite explica que isso vai ocorrer principalmente nos pontos altos da cidade como nos bairros Pedrinhas, São Sebastião, Areal da Floresta, etc. “Quando os registros forem abertos a água terá mais pressão nos locais baixos. Mas isso tende a se harmonizar assim que a água chegar a todas as pontas. Quando os canos estarão todos cheios de água”. *Em função disto a companhia recomenda à população para fazer economia de água antes do dia 13 e manter seus reservatórios cheios. Assim, rapidamente a água chegará com a mesma pressão a todos os locais.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS