Painel sobre custos de produção alerta pecuaristas de Rondônia

Painel sobre custos de produção alerta pecuaristas de Rondônia

Painel sobre custos de produção alerta pecuaristas de Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A Embrapa Rondônia d Porto Velho, realizou painel na última quarta feira direcionada para os pecuaristas de gado de corte onde apresentou parte das atividades do projeto Sistemas e Custos de Produção da Agropecuária Brasileira. *Para um dos coordenadores do Projeto e pesquisador da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS), Eduardo Simões Corrêa, o painel foi muito produtivo e alcançou o objetivo que é definir o sistema de produção mais representativo do Estado e caracterizando diversos índices como a infra-estrutura média, preço da arroba, controle sanitário, manejo do rebanho e da pastagem e outros. *Um dos participantes do painel, o pecuarista Orozimbo do Nascimento Neto, proprietário da Fazenda Minas Paraná, localizada em Porto Velho/RO, afirmou que "é importante a preocupação da Embrapa com os pecuaristas e essa reunião despertou na classe produtora a preocupação com o levantamento dos custos". *Ele ainda ressalta que, com os dados levantados constatou-se que não é possível ter lucro com o atual custo da arroba do boi que está entre R$ 40,00 e R$ 42,00, entretanto os produtores não devem desistir da atividade pois é um ciclo que ocorreu com a pecuária leiteira. *A perspectiva, segundo Orozimbo é de que no segundo semestre haja uma melhora dos preços e que os dados levantados sejam utilizados para embasar outros órgãos com objetivo de fortalecer a política do setor agropecuário. *Segundo dados de 2004 da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia, IDARON, a população bovina do Estado é de aproximadamente 10 milhões de cabeças distribuídas nos 52 municípios, sendo que 70% é de pecuária de corte. *Além da importância de descrever o sistema praticado pelos produtores e estimular a prática de levantamento de custo junto aos pecuaristas, os dados levantados servirão para estimular a classe para tomar decisões e subsidiar as autoridades a melhorar as políticas públicas. Para obter estas informações foram escolhidos para amostragem nos municípios de Dourado e Campo Grande, MS, em Bagé/RS, Porto Velho/RO ainda faltando às cidades de Paragominas/PA e Goiania/GO. Estas regiões, diz o pesquisador, foram escolhidas por serem grandes produtoras de gado de corte e possuírem sistemas de produção distintos. *A perspectiva é que os dados estejam concluídos e a disposição da sociedade até o final do ano na página da Embrapa Gado de Corte www.cnpgc.embrapa.br .
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS