O governo de Rondônia através da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) está mobilizada para comemorar nesta quarta-feira, dia 14, o Dia Mundial do Doador de Sangue. O evento acontece as 9h30, no prédio da Fhemeron, em Porto Velho. A data comemorativa foi fixada por organismos internacionais, com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). O dia do doador é celebrado em mais de 70 países.
*”O dia é uma oportunidade de agradecimento aos voluntários, que são a base de abastecimento de sangue seguro para a hemorrede pública. Nos hospitais há sempre inúmeros pacientes que precisam da transfusão para ter um novo dia, Ser doador de sangue é um privilégio, pois o doador tem que estar em perfeitas condições de saúde” declarou Milton Moreira secretário da Sesau.
*Para estimular as doações, a partir da próxima terça-feira a fundação irá disponibilizar das 8 h às 12h, em frente à agência dos Correios da avenida 7 de setembro em Porto Velho, um ônibus equipado para efetuar a coleta de sangue de doadores. O ônibus estará, até o final do ano, todas terças-feiras no local.
*Segundo a presidente da Fhemeron Ângela Zocal, a meta é aumentar o estoque de hemoderivados da fundação.
*Para se tornar um doador, é necessário que a pessoa apresente as seguintes características: ter entre 18 e 65 anos, ter um peso acima dos 50 kg, não estar grávida ou amamentando, não estar gripado ou com febre, não ter contraído malária e nem ter recebido transfusão nos últimos 12 meses.
*O material utilizado é descartável e não apresenta risco de transmitir doenças ao doar sangue. O volume colhido não faz falta ao doador e o organismo se encarrega, rapidamente, de sua reposição. O doador deve apresentar documento original, com foto.