*O Ministério Público do Estado de Rondônia, por intermédio da Coordenadoria de Planejamento e Gestão, iniciou em abril o processo visando compor o Plano Geral de Atuação para o período 2006 – 2008.
*Como fase preliminar da estruturação do Plano foi realizada uma pesquisa junto à sociedade para verificar a imagem do Ministério, ao mesmo tempo em que buscou mensurar a satisfação com o uso dos serviços oferecidos à população.
*O trabalho de pesquisa consistiu na aplicação de dois tipos de formulários: um voltado ao público em geral e outro elaborado com vistas à aplicação nas instituições que desenvolvem ações afeitas às do Ministério Público.
*Dentro desse objetivo foram preenchidos 1330 formulários entre cidadãos das diversas classes sociais, níveis de escolaridade, sexo e idade das 22 comarcas de Rondônia permitindo uma leitura, o mais abrangente possível, da percepção que a sociedade tem sobre o MP, sua missão e sua capacidade de atuar como fiscal da lei e garantidor de direitos.
*Ao mesmo tempo foram aplicados 670 formulários específicos em várias instituições de todo o Estado, aferindo a qualidade da atuação do MP em suas diversas áreas.
*De posse desse material foi possível observar-se quais os problemas que são tidos como os mais graves e em quais deles a atuação do MP tem sido entendida como mais ou menos eficaz; é possível perceber onde o MP é menos conhecido; em que faixa de idade se encontra o perfil típico do usuário dos serviços prestados pelas Promotorias; quais as Comarcas com menor e maior índice de satisfação da população e das instituições; qual a classe social mais satisfeita com ação do MP; que instrumento de comunicação é apontado como o mais eficaz para uma comunicação melhor entre o Ministério e o público em geral.
*Esse conjunto de informações, e outras que também poderão ser extraídas do material recolhido junto à sociedade, compõem uma poderosa ferramenta para a identificação de medidas que auxiliem o MP a mais facilmente cumprir sua missão, seja minorando os fenômenos indesejáveis, seja maximizando os bons resultados apresentados.
*As próximas fases do processo de composição do PGA conterão a troca de idéias, entre Procuradores e Promotores de Justiça, por via eletrônica e a realização de reuniões regionais com todos os Membros, com o objetivo de estabelecer as diretrizes e os objetivos para uma melhor atuação do Ministério Público. Nessas oportunidades, os números da pesquisa, aliados a uma discussão sobre a execução do PGA anterior e uma análise do cenário atual externo e interno ao MP serão os principais norteadores para o estabelecimento dos rumos da Instituição.