*Em apenas quatro meses, de janeiro a abril, o Sebrae obteve, no ano de 2006, em Rondônia, estatística marcante: 6.805 atendimentos na descentralização denominada Sebrae Itinerante, que abrange a capital, municípios e os distritos, através de seus escritórios regionais. Para a diretoria-executiva e conselho deliberativo da instituição os escritórios têm provocado um resultado altamente positivo.
*Dentro dessa estatística, além do atendimento presencial, também há várias outras ações como palestras, oficinas, cursos de capacitação e consultoria, transferindo às comunidades aprendizado e tecnologia que contribui para a ampliação e, na maioria dos casos, criação de alternativas de emprego e renda, além de despertar a cultura do empreendedorismo.
*Os números mostram que o projeto Revolução no Atendimento, implantado pelo Sistema Sebrae vem dando certo no país, indo ao encontro não apenas das empresas formais, mas principalmente dos empreendedores informais. A campanha teve início no segundo semestre de 2005 e consolida-se atualmente, com resultados concretos em termos de resultado.
*No caso específico de Rondônia, no começo do Sebrae Itinerante, este ano, em pouco mais de um mês, intervalo compreendido entre 13 de fevereiro e 17 de março, já se havia registrado 1.435 atendimentos; 317 pessoas participando de oficinas de curta duração; 2.911 assistentes de palestras; minicursos para 31 pessoas, caracterizando-se com as cifras uma superação de metas para o período. Os registros são relativos a menos de 1/3 dos 52 municípios do Estado.
*Na capital
*Em Porto Velho, na semana de 8 a 12 de maio, foi concluída, no bairro Nacional, região norte da cidade, mais uma ação itinerante, com a realização de palestras e oficinas de fabricação de sabonetes artesanais, biojóias, confecção de bolsas e sacolas, manicura e pedicura, além de cabeleireiro.
*Enquanto isso, os técnicos do Sebrae Nacional Viviane Vilela e Ricardo Garcia, e também de alguns estaduais, virão a Porto Velho. Eles irão acompanhar o desempenho do Sebrae Itinerante de atendimento no bairro JK 1 (à rua José Amador dos Reis), que vai do período de 29 de maio a 2 de junho, com utilização de Balcão itinerante, com ações de atendimento, minicursos, oficinas e palestras gratuitas.