Saneamento é discutido durante oficina da Funasa no bairro Conceição
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com a participação de membros da comunidade local e de técnicos da Funasa dos estados do Pará, Amapá, Amazonas, Roraima, Acre, Tocantins e Rondônia, diversos aspectos relacionados ao saneamento básico estão sendo discutidos. Após o levantamento dos problemas enfrentados pelos moradores do bairro, os participantes da oficina definiram algumas ações práticas, que foram realizadas durante trabalho de campo.
Segundo a coordenadora da oficina, Mariles Medeiros, a oficina estimula a organização da comunidade e a inclusão social. "Os moradores do bairro precisam ter consciência de que eles podem resolver os problemas comunitários através de ações coletivas, portanto, todo o nosso trabalho está voltado para a participação da comunidade, de onde deve partir a definição das ações que serão colocadas em práticas", disse Mariles.
Sobre a importância da participação dos técnicos da Funasa, os organizadores ressaltaram que eles serão os responsáveis pela continuidade desse trabalho, realizando, nos locais onde residem, oficinas nos mesmos moldes. No final da oficina, doze temas ligados a realidade da comunidade serão relacionados para serem discutidos durante a continuidade do trabalho, que será executado de acordo com o cronograma definido pelos moradores.
Um dia de mobilização, com a participação de gestores públicos de todas as esferas, parceiros e representantes de entidades envolvidas está previsto para acontecer próximo domingo, dia 1, a partir das 9 horas da manha, na Paróquia São Jose. Na oportunidade, serão pactuadas as ações a serem desenvolvidas.
No bairro Conceição, através de um convênio entre a Funasa e Governo do Estado, sera instalado um sistema de abastecimento de água. A previsão é de que 1.200 residências passem a receber água tratada. A obra esta prevista para ser executada em dez etapas de 120 casas cada uma.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!