*A última avaliação dos modelos numéricos colocam o deslocamento de um pulso frio semi-continental para a Amérrica do Sul no próximo final de semana. Esse será o primeiro fenômeno da friagem deste ano em Rondônia. A climatologia normal é de 3 á 5 friagens por ano.
*A nova onda polar terá um escoamento mais continental e por isso, as probabilidades de uma friagem para o Estado de Rondônia, principalmente a região de Vilhena são elevadas.
*A onda terá proporções médias e moderada intensidade. Espera-se que as temperaturas caiam até 10°C em menos de 24 horas no Cone Sul, com mínimas que podem chegar á 14°C em Vilhena.
*O choque térmico entre a massa de ar quente e úmida que atua no Estado com o ar frio e mais seco que acompanha a frente, poderá ocasionar temporais com ventania localizada em alguns pontos. Não se descarta também a possibilidade de tempo severo para outras regiões do Estado onde a queda das temperaturas não será tão significativa.
*Por enquanto nenhum instituto de meteorologia brasileiro e a Defesa Civil alertou as autoridades sobre o fato, a análise foi feita por modelos americanos, europeus e argentinos.