*A Segunda Câmara Especial do Tribunal de Justiça utilizou pela primeira vez, na manhã de hoje (17), na sua 2º sessão deste ano de 2006, computadores (note books) como ferramenta auxiliar para consultas da legislação brasileira e jurisprudência dos tribunais superiores no julgamento de 17 processos.
*Segundo o Presidente em exercício da Câmara, Desembargador Rowilson Teixeira, a utilização dos note books pelos desembargadores no julgamento de hoje foi apenas um teste. Ele espera melhor adequação e aprimoramento do sistema para realização de julgamento virtual.
*A Segunda Câmara Especial é composta pelos Desembargadores Renato Martins Mimessi, substituído pelo juiz convocado Osny Claro; Rowilson Teixeira e Waltenberg Júnior.
*Para o Desembargador Waltenberg Júnior os note books, conectados com toda legislação brasileira e os tribunais superiores, ajuda bastante e facilita nas decisões porque os desembargadores podem consultar durante o julgamento jurisprudências e a legislação brasileira, sem pedir auxílio de seus assessores, o que seria impossível, afirma.
*A conexão jurídica virtual também, segundo Waltenber Júnior, evita que os magistrados carregue uma imensidão de livros. Ele disse que o note book é mais um meio auxiliar nos julgamentos de processos que passa, a partir da sessão de hoje, a ser utilizado pelos Desembargadores-Membros da Câmara Especial de forma contínua. A Câmara Especial realiza suas sessões de julgamentos todas terças-feiras no 2º Plenário do Tribunal de Justiça.