Terras indígenas ameaçadas pelo desmatamento ilegal em Rondônia

Terras indígenas ameaçadas pelo desmatamento ilegal em Rondônia

Terras indígenas ameaçadas pelo desmatamento ilegal em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*BELÉM - Um levantamento feito pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) mostra que as unidades de conservação e terras indígenas do estado de Rondônia estão cada vez mais ameaçadas pelo desmatamento ilegal. Até o fim do ano passado pelo menos 6,3% do total de território desses dois tipos de áreas protegidas já haviam sido atingidos pelo desmatamento, enquanto a média para o resto da Amazônia foi de 1,7%. *Segundo os dados do Imazon, pelo menos 10 reservas já haviam perdido mais de 20% da floresta original. E a taxa de desmatamento, de acordo com os pesquisadores Adalberto Veríssimo, Beatriz Ribeiro e Kátia Pereira, tem aumentado ano a ano. Existem atualmente 84 Áreas Protegidas decretadas em Rondônia. Vinte são terras indígenas, 15 são Unidades de Conservação de Proteção Integral e 49 são Unidades de Conservação de Uso Sustentável. No caso das Unidades de Conservação, a grande maioria (52) é administrada pelo governo estadual, enquanto apenas 12 são gerenciadas pelo governo federal. O desmatamento em área protegida é ilegal. A criação de Áreas Protegidas (Unidades de Conservação e Terras Indígenas) é uma das estratégias mais efetivas e recomendadas para conservar a floresta amazônica. *- Em sua maioria essas áreas têm funcionado como uma barreira contra o avanço do desmatamento, mas em Rondônia isso não vem funcionando efetivamente- diz Veríssimo. *A taxa anual de desmatamento de algumas dessas áreas também é extremamente alta. Na Florsu do Rio São Domingos, por exemplo, a taxa anual média de desmatamento nos últimos quatro anos foi de 5,7%. Se essa taxa for mantida, a área perderá toda a sua cobertura florestal em oito anos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS