Jogador é investigado por 'saudação fascista' - Veja Foto
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*Paolo Di Canio aparentemente fez o gesto durante um jogo em que seu time, a Lazio, venceu o Roma por 3 a 1.
*Di Canio, que marcou um gol na partida, já atuou em alguns dos melhores times da Europa, entre eles a Juventus e o Milan, também da Itália.
*Esta não é a primeira vez que o jogador e a partida entre a Lazio e o Roma, um clássico do futebol italiano, são motivo de controvérsia.
MUSSOLINI *Na temporada passada do campeonato italiano, os dois times abandonaram a partida depois que fãs ameaçaram invadir o campo, depois de circularem falsos rumores de que um jovem torcedor havia sido morto por uma viatura da polícia.
*Neste sábado, diversos jornais italianos deram destaque ao gesto de Di Canio ? que, para os italianos, é rapidamente associado ao líder fascista Benito Mussolini.
*O mesmo gesto teria sido reconhecido por uma minoria de torcedores racistas, de extrema-direita, deram à Lazio uma má reputação no decorrer dos anos.
*A Lazio sempre foi a equipe mais associada ao fascismo. Era o time de Mussolini e ele com freqüência via os jogos no estádio.
*Em boa parte do mundo, a palavra ?fascista? é encarada como um insulto político um tanto vago, mas na Itália ela tem um significado muito mais pesado e específico.
*Di Canio ? que sempre foi um jogador dedicado ? deve estar arrependido do que fez.
*Para o ministro das Telecomunicações e torcedor do Roma, Maurizio Gasparri, a empolgação com o bom momento claramente se apossou do jogador.
*?Pobre rapaz?, disse o ministro. ?Como todos os torcedores da Lazio, ele simplesmente não está acostumado a ganhar.?
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!