Este adoçante natural ajuda a aliviar dor de garganta e melhora a qualidade do sono - mas as boas notícias não acabam aqui!
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O mel é um produto natural obtido a partir do néctar das flores e de excreções da abelha. Além de ser um ótimo adoçante natural, este alimento está repleto de benefícios porque conta com uma forte ação antimicrobiana, capaz de impedir o crescimento ou destruir micro-organismos e assim proteger contra doenças.
Segundo o jornal LA Times, descubra como ingerir uma colher de mel por dia pode beneficiar a sua saúde:
1. Melhora a memória
Em função da grande quantidade de antioxidantes e a maneira como este alimento estimula a absorção do cálcio, o mel é muito bom para as funções cerebrais em geral, mas é ainda melhor para a memória.
2. Ajuda a cicratizar feridas
Outro benefício do mel é contribuir para a cura de feridas pelo seu grande poder de cicatrização. E não estamos a falar somente de feridas visíveis, mas também de outras, como úlceras no estômago.
3. Ajuda a evitar alergias
Está comprovado que o mel em doses muito concentradas ajuda a evitar alergias que podem manifestar-se durante a tosse e a congestão nasal.
4. Auxilia na eliminação de bactérias resistentes
Outro grande poder quase desconhecido do mel é a sua capacidade de eliminar bactérias, inclusive as mais resistentes aos antibióticos. Isso ocorre pelo alto conteúdo de açúcar e também da proteína conhecida como Defensina-1.
Todos sabemos que comer muito açúcar faz mal aos dentes, mas com o mel é diferente. Em quantidades moderadas, o alimento ajuda a prevenir a gengivite e cáries devido ao seu efeito bactericida.
5. Redução da caspa
Graças às propriedades bactericidas o mel ajuda a eliminar a caspa do couro cabeludo e deixa ainda o cabelo mais brilhante.
6. Combate as insónias
O açúcar natural do mel ajuda a aumentar de maneira saudável os níveis de insulina que produzem a serotonina, substância química que ajuda o corpo a relaxar e contribui para conciliar melhor o sono.
7. Protege o coração
O coração é a parte do nosso corpo que mais necessita de energia para funcionar, e a fácil assimilação de açúcares naturais contidos no mel dá ao miocárdio a quantidade de energia necessária para normalizar a composição do sangue, assim como os níveis de hemoglobina.
Além disso, o mel também ajuda a proteger o coração do colesterol.
Então, do que está à espera? Já comeu a sua colher de mel diária?
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!