Tribunal amplia suspensão e Paolo Guerrero está fora da Copa do Mundo

A pena do atacante peruano foi aumentada para 14 meses

Tribunal amplia suspensão e Paolo Guerrero está fora da Copa do Mundo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O atacante peruano Paolo Guerrero não vai mais para a Copa do Mundo. Sua pena subiu para 14 meses. Este é o resultado da última instância de seu julgamento por doping para benzoilecgonina, um metabólico da coca e da cocaína, na Corte Arbitral do Esporte (CAS), realizado no último dia 3. Não cabe mais recurso.



Sua defesa pedia a anulação por completo da pena, que foi reduzida a 6 meses, e a Agência Mundial Antidoping (Wada) pedia aumento para dois anos, tempo aplicado para casos de doping em que fica comprovado que o atleta não fez uso de uma substância proibida para melhorar o desempenho esportivo. A FIFA, terceira parte do caso, que julgou o processo de Guerrero em duas instâncias, também esteve na reunião. 



Contando a suspensão provisória, desde 3 de novembro, Guerrero já estava liberado para jogar em 3 de maio, dia da audiência. 



Guerrero testou positivo para benzoilecgonina, após consumir chá de coca e chá com mistura com a folha de coca no hotel em que ficou hospedado com a seleção peruana, que estava concentrada para o jogo contra a Argentina pelas Eliminatórias da Copa, em 5 de outubro. Na ocasião, estava gripado e recebeu da nutricionista da seleção e de um garçom do hotel chás prontos para beber. 



A benzoilecgonina, resultado do metabolismo da cocaína ou da coca no organismo, está na lista de substâncias proibidas da Wada. Assim, o jogador respondeu pelo fato de ter apresentado a substância em seu organismo. 



Inicialmente, Guerrero foi punido por um ano de suspensão pela Comissão Disciplinar da FIFA em 8 de dezembro (o julgamento aconteceu no dia 30 de novembro). Em 20 de dezembro, o Tribunal de Apelação da FIFA diminuiu a pena para seis meses. Mesmo assim, a defesa do jogador acionou o CAS para que ele tenha "ficha limpa". 



Guerrero já havia voltado aos treinos no Flamengo em 20 de março (45 dias antes do fim da suspensão de seis meses, como prevê o código da Wada).

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS