ESPAÇO ABERTO: Falta de água torna o calor um tormento ainda maior

Confira a coluna de Cícero Moura

ESPAÇO ABERTO: Falta de água torna o calor um tormento ainda maior

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

SEM ÁGUA
 
Após a coluna divulgar a falta de água no bairro Aponiã, zona Leste da capital, agora são os moradores do conjunto habitacional Morar Melhor, que se queixam do problema.
 
NINGUÉM RESOLVE
 
Segundo o líder comunitário, Tiago de Lima Melo, sub-síndico do complexo e responsável para o acompanhamento do problema, a Caerd não estaria dando atenção para os moradores.
 
JUSTIÇA
 
Uma audiência pública está marcada para  quarta-feira, dia 19, na Assembleia Legislativa, para discutir o problema e buscar soluções imediatas.
 
120 DIAS
 
Há quatro meses os moradores estariam convivendo com o problema de racionamento de água, apesar do complexo habitacional possuir 13 poços artesianos de até 88 metros de profundidade. 
 
SECOU
 
Tiago diz que a Caerd alega que os poços estão secos, mas isto seria motivo de contestação por parte da empresa que construiu o sistema de abastecimento de água. O abastecimento provisório com caminhão pipa também não seria suficiente para suprir a demanda, esclarece Tiago.
 
COMUNIDADE
 
O Morar Melhor é composto por 2.515 apartamentos com população estimada em mais de 8 mil moradores, sendo maior do que a população de 14 municípios de Rondônia.
 
OUTRO LADO
 
José Irineu, presidente da Caerd, diz que o problema no Morar Melhor ocorre há uns 40 dias e não quatro meses conforme a denúncia. Ele explicou ainda que o empreendimento foi entregue com poços com perfuração irregular o que fez alguns secarem.
 
OUTRO LADO 2
 
Irineu diz ainda que de 11 poços perfurados não tem 04 funcionando. Um carro pipa estaria sendo usado para amenizar o problema. A Caerd já acionou a empresa que fez as perfurações  pois o serviço ainda estaria dentro de responsabilidade dela.
 
OUTRO LADO 3
 
Para tentar melhorar o volume de água, José Irineu afirma ter contratado uma empresa emergencial para fazer a limpeza dos poços. A Caerd também já está providenciando a contratação de uma empresa para perfurar dois novos poços.
 
CALDEIRÃO
 
O calor do fim de semana foi tão grande que a água da torneira parecia estar saindo de uma chaleira. E o calorão deve permanecer já que não há previsão de chuva.
 
SEM LUZ
 
Moradores do bairro Nova Esperança, na rua Florianópolis, fizeram protesto ontem à noite por conta da falta de energia na região. Um carro da Energisa foi
retido no local. Segundo a comunidade, eles já estão há quase uma semana convivendo com falta de luz todas as noites. 
 
OUTRO LADO
 
Os Técnicos da Energisa que estiveram no bairro informaram que vão solicitar para a empresa a troca do transformador. O equipamento que atende a rua não estaria tendo capacidade para alimentar o consumo. 
 
ELEIÇÕES
 
Semana com agenda cheia para alguns deputados que terão chapa majoritária nas eleições. Representantes do Avante, Podemos e Solidariedade são os que mais tem se mobilizado para costurar acordos e conseguir novos filiados.
 
VAIDADES
 
Três entusiasmados candidatos à prefeitura da capital ficaram bicudos quando souberam que os caciques dos partidos estariam negociando composição como
vice em troca das barganhas de sempre. 
 
AGUARDANDO
 
Outros dois que sonham com a cadeira de prefeito, esperam  a definição de outros dois para colocar pesquisa “fuleira” em baixo do braço e sair exigindo isso ou aquilo. Estão confiantes que um documento registrado em “Sucupira” passa credibilidade e confiança.
 
DEBATES
 
Será na próxima quarta-feira, 19, o primeiro encontro prévio do Fórum Mundial Amazonia+21, evento organizado pela Prefeitura, por meio da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho.
 
CONVIDADOS
 
Com o tema “Visão de futuro, oportunidades e desafios para a região amazônica” o debate contará com a participação do vice-presidente da República e presidente do Conselho da Amazônia Legal, Hamilton Mourão; do presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Andrade; do presidente da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho, Marcelo Thomé e do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves.
 
INTERAÇÃO
 
O evento será virtual, os debatedores estarão em Brasília e o público poderá participar. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.amazonia21.org.
 
OUTRAS DISCUSSÕES
 
No dia 26, acontece um segundo encontro com o tema “Cooperação Internacional, Fomento Público e Privado e Mecanismos de Alavancagem para o
Desenvolvimento da Região Amazônica”.
 
ATÉ OUTUBRO
 
Serão vários debates prévios de diálogos entre os meses de agosto e outubro, para consolidar o conteúdo do Fórum, que será realizado de 4 a 6 de novembro. 
 
ADIADO
 
O Fórum Amazônia+21 estava previsto para ocorrer no mês de maio, mas foi adiado e reformulado devido a pandemia do novo coronavírus.
 
DIVERSOS PARTICIPANTES
 
Mais de 100 instituições nacionais e internacionais estão mobilizadas e envolvidas com o evento. Academia, cientistas e especialistas, setor produtivo e empreendedores, instituições de fomento, governos e sociedade civil organizada
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS