O mapeamento será executado em todos os estados
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Ministério da Cultura lançou a campanha para mapear os Pontos de Cultura que desenvolvem ações ligadas a livro, leitura e literatura em todo o país. A identificação da rede faz parte uma parceria com o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, e busca qualificar os dados do Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura, fortalecendo e conectando os coletivos e entidades que atuam com essa temática na Política Nacional de Cultura Viva (PNCV).
O mapeamento vai identificar se os pontos de cultura são bibliotecas comunitárias ou não, se têm acervo, quais as atividades realizam, se tem uma sede própria, se são itinerantes etc.
“A gente quer conhecer para depois fazer um grande mapa georreferenciado, em que as pessoas possam identificar e entender onde esses Pontos de Cultura estão”, explicou a presidente do Instituto AbraPalavra, Aline Cântia.
A primeira etapa do mapeamento é voltada para os coletivos e entidades já certificados como Pontos de Cultura pelo MinC. Os interessados devem preencher um questionário disponível neste link.
O foco inicial é dar visibilidade aos espaços, equipes e ações, identificando ainda suas conquistas e desafios. Na segunda etapa, o objetivo será expandir a rede, com a mobilização de grupos que podem ingressar na Cultura Viva, como bibliotecas comunitárias, as batalhas de slam, os saraus e os contadores de história.
Estão envolvidos com a realização do mapeamento 20 Agentes Cultura Viva (jovens de 18 a 24 anos) de oito estados. O trabalho conta ainda com a parceria do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Metas
O mapeamento dos Pontos de Cultura por estados e temáticas nacionais é uma das metas estabelecidas para as 42 entidades selecionadas pelo Ministério da Cultura no Edital de Fomento a Pontões de Cultura – a Cultura Viva do Tamanho de Brasil.
O Instituto AbraPalavra integra essa rede como o Pontão Nacional Temático - Livro, Leitura e Literatura.
Fonte: Ministério da Cultura
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!