DÉBA TACANA: Mostra da ceramista continua disponível ao pÚblico na Ivan Marrocos

Déba Tacana nasceu na região fronteiriça entre Rondônia e Bolívia. Sua origem é indígena e cigana. A artista é licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco

DÉBA TACANA: Mostra da ceramista continua disponível ao pÚblico na Ivan Marrocos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A mostra "Kayary em Decanto”, da ceramista rondoniense Déba Tacana continua em exposição na Casa de Cultura Ivan Marrocos, na região central da cidade, até o dia 22 de outubro.
 
De acordo com a artista visual, a mostra retrata, por meio do saber ancestral da cerâmica,  a memória do rio Madeira e dos corpos visíveis e invisíveis que nele se movem e habitam.
 
"Entre narrativas apocalípticas, tragédias ambientais e quedas de céus, os cenários abrem inundações, transbordamentos em que as águas se movem dentro dos rios, dentro dos corpos-cerâmicos e dos corpos-humanos. Somos também águas moventes e nossas águas de dentro (choro, sangue, suor) são potências para dissidências políticas", afirma.
 
Déba Tacana nasceu na região fronteiriça entre Rondônia e Bolívia. Sua origem é indígena e cigana. Como artista visual, investiga na permanência dos corpos cerâmicos memórias que dizem de outras dimensões para entender território e etnicidade. 
"A luz que anda  presente em territórios indígenas entre Andes e Sertões, Amazônia e Pampas, é também corpo que demarca território, sendo trazido nas investigações poéticas da artista com a cerâmica", declara a artista.
Formação
 
Ela é licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco e atualmente mestranda na linha de ensino das artes visuais pela Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC/PPGAV,onde  desenvolve pesquisa no âmbito da formação de professores para as relações étnico-raciais. Tem atuação junto a educação não-formal com mulheres encarceradas no sistema prisional e territórios indígenas e camponeses.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS