CONSCIÊNCIA NEGRA: Cultura afrodescendente é fortalecida em calendário cultural em Rondônia

O Dia da Consciência Negra é comemorado na nesta sexta-feira

CONSCIÊNCIA NEGRA: Cultura afrodescendente é fortalecida em calendário cultural em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Governo de Rondônia, por intermédio da Coordenadoria de Cultura da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), vem criando políticas favoráveis ao fortalecimento das culturas afrodescendentes.

 

 O Dia da Consciência Negra é comemorado na nesta sexta-feira (20), instituído pela Lei Federal nº 12.519.

 

 A data proporciona a reflexão sobre o racismo e as suas implicações na atualidade e pretende evidenciar as desigualdades e violências contra a população negra ainda existente em nossa sociedade. Embora ainda haja muito a ser feito para vivermos em uma sociedade que cultua a paz.

 

As políticas públicas estaduais se refletem no apoio dado a eventos como a Festa do Divino Espírito Santo que passa por  vários municípios do Vale do Guaporé, com destaque para Guajará-Mirim, e eventos alusivos à memória de Tereza de Benguela, símbolo da luta pela construção de uma cultura sem discriminação racial.

 

Eventos que fazem parte do calendário cultural do Estado e orçamentado pela Sejucel.

 

Em Rondônia, há a Lei 4266, de 27 de Abril de 2018, que institui, em âmbito estadual, a data de 25 de julho como o marco à “Memória de Tereza de Benguela e o Dia da Mulher Negra”,  representada pela “Rainha Tereza”, símbolo de luta e resistência.

 

O técnico da Sejucel, professor doutor Alécio Valois Pereira de Araújo, destaca que as datas relacionadas à cultura afrodescendente como parte do calendário oficial reflete positivamente dentro do Estado.

 

“O Governo de Rondônia ter previsto em seu orçamento o apoio à Festa do Divino Espírito Santo e ao dia alusivo a Tereza de Benguela, pode e deve ser entendido como uma prova cabal de que o governador reconhece a importância dos valores culturais dos afrodescendentes para a construção da identidade rondoniense”, esclarece o professor.

 

Os dois eventos que valorizam os negros no Estado, neste ano, não poderão ser realizados devido à pandemia.

 

A data foi escolhida em 2011, por meio da Lei nº 12.519, como o “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”. A escolha da data foi uma referência à morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes quilombolas do país.

 

Texto: Secom- Governo

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS