FEDERON - RACHA: Festa Junina com concurso de quadrilhas será em agosto

Entidade não participará da Flor do Maracujá organizada pelo Governo; a decisão foi anunciada nesta quinta pela Federon

FEDERON - RACHA: Festa Junina com concurso de quadrilhas será em agosto

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A festa junina promovida pela Federon (Federação de Quadrilhas e Bois Bumbás de Rondônia) será  em agosto, na Semana do Folclore, segundo afirmou o presidente da entidade, Francisco Fernando, que emitiu nota na tarde desta quinta-feira,30, oficializando que a entidade não participará da  Flor do Maracujá, que este ano será organizada pelo Governo e não mais pela Federon, como vinha ocorrendo nos últimos 15 anos anos.

 

O arraial da Federon terá concurso de quadrilhas e bois-bumbás, duelo tribal, comidas típicas e shows. São 20 quadrilhas adultas, 09 mirins, 09 bois-bumbás adultos, 06 mirins e 03 tribais filiadas à Federon.

 

O racha foi provocado devido a decisão do Governo, via Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), em tomar para si a coordenação da festa. 

 

"Se não fosse a Federon, a Flor do Maracujá teria acabado, pois desde esssa época que que o Governo deixou de injetar recursos para a realização do evento", afirma Fernando.

 

Acordo/MP

 

A  Federon assumiu o comando do arraial em 2013 após acordo firmado entre a entidade, o Governo do Estado e o Município de Porto Velho,  com a  intermediação do Ministério Público do Estado (MP-RO). 

 

Ficou acordado que o Governo ficaria responsável pela cedência da estrutura (arquibancadas/som/palco), a  Prefeitura com a iluminação e a limpeza  e a federação cuidaria da organização da festa e da competição das quadrilhas. Essa competição também deixará de existir pelas novas regras da Sejucel. 

 

"Agora o Governo chega e quer mudar as regras do jogo como se não existisse um acordo!", enfatiza ele, acrescentando que a Sejucel usa o valor cobrado pelos comerciantes na venda dos produtos como uma das justificativas para assumir a organização do arraial.

 

Taxas - valores

 

"Absurdo mesmo são os valores cobrados pelas taxas que somos obrigados a pagar ao Governo e ao Município, do contrário não temos autorização para realizar o evento. O dinheiro arrecadado com o espaço vendido para a instalação das barracas é para pagar essas taxas absurdas", diz. 

 

 Veja a tabela com os valores gastos pela Federon com a Flor do Maracujá.

 

Ele afirma que mesmo que o Governo recue em sua decisão, não dará mais tempo da Federon organizar a festa na data definida pela Sejucel -  28 de junho a 7 de julho. "Por causa dessa indecisão, e devido a falta de recursos, os grupos não se prepararam", concluiu.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS