Durante o evento foram realizadas as mesas de debate sobre os temas “Educação Profissional e Tecnológica - Um fazer científico” e “Orientação Profissional e Mercado de Trabalho”.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A “I Mostra de Educação Profissional e Tecnológica” realizada pelo Senac de Pimenta Bueno com a parceria do Grupo Pesquisador/PDA e do DEPESP, Campus Cacoal-IFRO, no dia 1º de dezembro, contou com a presença de pesquisadores, educadores, profissionais liberais e comunidade. De acordo com o presidente da Fecomércio-Sesc-Senac-IFPE, a integração entre diversos segmentos da educação é fundamental para o desenvolvimento científico. “O objetivo é o incentivo à pesquisa e a apresentação de trabalhos voltados ao tema Educação Profissional e Tecnológica, dada a sua relevância na sociedade”, assinalou Raniery Coelho.
Durante o evento foram realizadas as mesas de debate sobre os temas “Educação Profissional e Tecnológica - Um fazer científico” e “Orientação Profissional e Mercado de Trabalho”. Integraram a programação a realização de palestras, minicursos, colóquios e oficinas, que especificaram no mesmo viés temático os assuntos “A importância da educação profissional”, “O primeiro emprego”, “Postura e liderança juvenil” e “Para entender o currículo lattes: teoria e prática”.
A Mostra contou, ainda, com a apresentação pelos alunos das turmas do Curso de Aprendizagem do Senac de planos de negócios e comercialização de produtos, bem como atendimento aos clientes no mercado consumidor. Seguindo a mesma linha administrativa e comercial a turma do Curso Técnico em Farmácia sistematizou, por meio da manipulação química (álcool, gel, sachê), a criação aromática do sachê perfumado, produto que agradou aos participantes. Os alunos-pesquisadores do GP PDA, Campus Cacoal-IFRO apresentaram diversas temáticas em formato de banner científico, entre elas: Literatura Universal, Literatura Contemporânea, Musicoterapia, Feminismo, Violência Doméstica, dentre outras.
A “I Mostra de Educação Profissional e Tecnológica” durante os dois períodos de atividades reuniu aproximadamente quase 500 alunos dos municípios de Cacoal, Pimenta Bueno e Espigão do Oeste com a participação do Instituto Federal de Rondônia (Campus Cacoal) - Senac, Unidade Cacoal - Senac, Unidade Pimenta Bueno – Escola Jean Piaget (Espigão do Oeste).
Mesas Redondas
A 1ª mesa com a temática “Educação Profissional e Tecnológica: um fazer científico” teve a participação dos debatedores: professor-pesquisador Dr. Sérgio Nunes de Jesus, do Grupo PDA/DEPESP, Campus Cacoal/RO; professor-pesquisador Ms. Nelson Rangel Soares, UNESC, Campus Cacoal; professora Ms. Claudia Cleomar Araújo Ximenes/Senac- Unidade de Pimenta Bueno e como mediadora a professora Esp. Maria Isabel Casimiro Broetto/Senac de Pimenta Bueno.
Na 2ª mesa o tema versou a partir da “Orientação Profissional e Mercado de Trabalho”, constando como debatedores: professora Esp. Elizete Alcântara Nogueira/Gerente Senac da Unidade Cacoal, professora Esp. Jaqueline Valéria/FAP, Campus Pimenta Bueno; professor-pesquisador Ms. Davys Sleman de Negreiros/Diretor Geral, Campus Cacoal-IFRO e como mediador o professor pesquisador Dr. Sérgio Nunes de Jesus/GRUPO PDA/DEPESP, Campus Cacoal/RO.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!