Escolhidos os filmes que participarão da Mostra Competitiva do Cineamazônia

Escolhidos os filmes que participarão da Mostra Competitiva do Cineamazônia

Escolhidos os filmes que participarão da Mostra Competitiva do Cineamazônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Estão definidos os filmes que participarão da Mostra Competitiva do 14º Festival Latino Americano de Cinema Ambiental (Cineamazônia). Ao todo, 44 filmes concorrerão à Mostra Competitiva 2016, entre documentários, animações, ficções e filmes experimentais, nos formatos de curtas, médias e longas metragens. A exibição dos filmes da mostra será entre os dias 22 e 25 de novembro, no Teatro Banzeiros, em Porto Velho. Já a premiação será no dia 26 de novembro, no mesmo local, sempre com entrada é franca.

Passaram pelo crivo da seleção do Cineamazônia 434 filmes. Como já é peculiar do Cineamazônia, foram enviados filmes de praticamente todos os estados brasileiros, com todas as regiões do país sendo representadas.

Além das obras escolhidas para competição da Mostra Competitiva, outros filmes também serão selecionados para participar das Mostras Paralelas do Cineamazônia Escola Vai ao Cinema, Cinema no Bairro e Cinema no Terreiro. As obras selecionadas ainda será divulgada na próxima semana.

Participação estrangeira

Destaque também grande participação de filmes estrangeiros escritos no Cineamazônia deste ano. Ao todo, dezesseis países de três continentes diferentes foram representados nas inscrições. Da África, foram inscritas obras de Guine-Bissau e Cabo Verde. Vindos da Europa, houve inscrições de filmes da Itália, França, Luxemburgo, Espanha, Suíça e Portugal. Já no continente americano, vieram EUA, Cuba, Venezuela, Argentina, Colômbia, Peru e Uruguai também tiveram filmes representantes entre os escritos.

Foram escolhidas 40 curtas e médias metragens que concorrerão igualmente ao Troféu Mapinguari, nas categorias: documentário, animação, ficção e experimental.

Premiação

Os filmes concorrem a onze prêmios: Prêmio Danna Merril, de Melhor Documentário; Prêmio Major Reis, de Melhor Animação; Prêmio Vitor Hugo, de Melhor Ficção; Prêmio Manoel Rodrigues Ferreira, de Melhor Experimental; Prêmio Chico Mendes, de Melhor Roteiro; Prêmio Povos Indígenas de Rondônia, de Melhor Trilha Sonora; Prêmio Silvino Santos, de Melhor Fotografia; Prêmio Capô (Maurice Capovilla), de Linguagem; Prêmio Melhor Montagem; Prêmio Melhor Direção; Prêmio Melhor Ator; Prêmio Melhor Atriz; Prêmio Thiago de Mello: Júri Popular (Troféu Esperança).

Quatro filmes concorrerão ao principal premiação da noite, o de Melhor Longa Metragem Documentário: A Suplicação – Vozes de Chernobyl, de Pol Cruchten (LUX); Martírio, de Vincent Carelli (PE); O Jabuti e a Anta, de Eliza Capai (SP) e Semente: A História Nunca Contada, de Taggart Siegel e Jon Betz (EUA).

Cineamazonia, 14a EDIÇÃO, tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet. Apoio Cultural da Prefeitura de Porto Velho, Sejucel e Unir – Universidade Federal de Rondônia.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS