*Selmo Vasconcellos - Porto Velho, RO. Poeta, cronista, contista, antologista, divulgador cultural e editor da página literária impressa semanal “LÍTERO CULTURAL”, desde 15.agosto.1991, em parceria com o saudoso amigo/irmão/escritor José Ailton Ferreira “Bahia”, falecido em 21 de setembro de 2005, no jornal Alto Madeira.Com cerca de 1450 colaboradores no Brasil e mais em 35 países. Obras publicadas (poesia e prosa): REVER VERSO INVERSO (1991), NICTÊMERO (1993), POMO DE DISCÓRDIA (1994), RESQUÍCIOS PONDERADOS (1996) e LEONARDO, MEU NETO (antologia,2004). Livretos independentes (poesia): MORDE & ASSOPRA e suas causas internas e externas (1999), DESABAFOS em memória de ROY ORBISON (2003), Revista Antológica “Membros da Galeria dos Amigos do Lítero Cultural” (2004) e poesias traduzidas para o francês, inglês, alemão, italiano, japonês, russo, grego chinês, polonês e espanhol. www.selmovasconcellos.zip.net.br
*-
*BRUNO CANDÉAS
*-
*Se passo
*por uma
*poça
*e piso
*não pensem
*que o passo
*perece
*não pensem
*que um peso
*de pluma
*no peito
*é prece
*-
*do inédito: "Aves do Além"
*-
*CÁRMEN NEVES
*-
*Nasci em Porto Alegre RS, mas moro em Criciúma SC.
*A minha inspiração me visita constantemente: sou um instrumento dela!
*Tenho dois livros editados, Pensando em Ti, e A Magia do Farol, e Castelo dos Desejos (inédito).
*Participação nas antologias , "Talento Feminino em Prosa e Verso I e II"," O Amor Que Move o Sol E As Estrelas" e Percepções III.
*-
*Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Faculdade de Tecnológia Michel.
*Representante da REBRA-Rede de Escritoras Brasileiras em Santa Catarina.
*-
*Gosto de Deus, da minha família, dos amigos, da natureza, de pessoas sem maldades.
*Não gosto de guerra, da injustiça, dos atos que diminuem o espírito.
*Neste mundo literário, cruzaram em meu caminho pessoas de almas belíssimas!Agradeço a Deus por ter colocado cada uma delas nesse trajeto, mas quero destacar alguém muito especial e que apenas nos cruzamos espiritualmente, pois nosso contato físico não ocorreu nessa vida.Estou falando de MARGARIDA REIMÃO, UMA DAS MAIORES ESCRITORAS QUE AQUI NA TERRA PASSOU E QUE TIVE O PRIVILÉGIO DE FAZER PARTE DO SEU CICLO DE AMIZADES.
*Página: www.carmenneves.prosaeverso.net
*-
*Blog: http://soparadizerquetenhoumblog.blogspot.com/
*-
*Pensando em ti.
*-
*Quero devorar-te com os olhos,
*com as mãos e com a boca.
*Quero deixar-te desprotegido e
*totalmente ao meu comando.
*-
*Quero que me toques,
*somente quando eu mandar.
*E quando me tocares,
*me deixes totalmente indefesa e
*me possuas com todo o tesão que
*no momento dominará teu corpo.
*#####
*SELMA AMARAL BARBOSA LEITE
*-
*Pedagoga/Escritora/Poeta
*-
*Nascida em Sertânia (23/08/1959) no sertão pernambucano e atualmente reside em Arcoverde/PE. Morou por oito anos em Fortaleza/CE onde licenciou-se em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Posteriormente cursou Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela AESA/CESA – UNICAP. É Professora concursada, atuando como educadora nas redes públicas de ensino municipal (Ensino Fundamental) e estadual (Normal Médio).
*-
*Professora Formadora da Área Temática Fundamentos da Educação no PROFORMAÇÃO (SEDUC/MEC) trabalhando com Professores Cursistas indígenas das etnias Kambiwá e Kapinawá. Vice-Presidente do SINTEMA - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de Arcoverde.
*-
*É espírita, divorciada e tem três filhos. Embora desde criança goste de escrever, apenas recentemente passou a fazê-lo de forma sistemática publicando seus textos através de inúmeros sítios na internet. Tem participação em várias Antologias Poéticas nacionais e internacionais publicadas nas formas convencional e eletrônica.
*-
*Blog literário: www.blog.xisclub.com.br/selma
*Email:selmaral@gmail.com
*-
*CULTURA POPULAR
*-
*Se você quer saber, compreender
*O que é o folclore, rememore
*Uma parlenda ou uma lenda
*Senão paga uma prenda.
*Enrole a língua, trava-língua
*Narre uma história de assombração
*Não faça enrolação, azaração
*Realize uma simpatia, magia
*Não fique pra titia.
*Recorde algum provérbio
*Ou trova popular
*As festas do povão vamos animar
*Quadrilhas de São João vamos dançar
*Samba de coco, Reisado e Maracatu
*Em meio a tanta alegria, "eu e tu"
*Caboclinho, frevo
*Linda poesia para você eu escrevo
*Sabedorias do povo
*Remédios caseiros, receitas de bolo
*Muita inspiração para poetar.
*Traga advinhas difíceis de desvendar
*Declame uma poesia
*Ou um verso popular
*Isso é folclore
*Sabedoria popular.
*#####
*ANA WAGNER
*-
*Sou Ana Wagner, a Aninha, gaúcha de Porto Alegre.
*Escrevo para compartilhar sentimentos e emoções, amores e dores.
*Não sou uma poeta de formação nem sigo normas
e métricas. Escrevo desde sempre, mas sou uma eterna
aprendiz. Hoje a poesia é parte de mim, na alegria ou na tristeza.
*-
*meu blog: http://campodesonhos.blogspot.com/
*-
*ME ACOLHE, PRIMAVERA!
*-
*Abre teus braços pra mim,
*Primavera!
*Me acolhe em tuas águas calmas
*Após tão longa espera
*Necessito teu colo sereno,
*Teu vento ameno,
*este sol a me embalar
*Me faça dormir e sonhar
*Derrama suave em minha alma
*O teu delicado florir,
*O véu azul do teu olhar
*Me ilumina com cândida luz
*Suave de doce renovar
*Para que eu esqueça de vez
*Meu velho medo de amar.
*#####
*LAURA CARDOSO
*-
*Laura Cardoso - Nascida em 24 de Novembro de 1978, a sagitariana Laura Corrêa Couto Cardoso é natural da cidade de Engenheiro Paulo de Frontin, situada na bela região do vale do ciclo do café, no sul do estado do RJ.
*Desde pequena, suas tendências mostraram muita afinidade com a Arte, de um modo geral. O gosto pela música vem de berço – filha de músicos, aprendeu teoria musical na mais tenra idade, descobrindo o fascínio pelo toque agudo e vibrante do trompete e também pelo canto. Acostumada desde menina a falar em público, desenvolveu notável habilidade para interpretar textos, com declamações performáticas, cheias de autenticidade.
*O amor pela leitura também começou muito cedo. Era uma incontestável “rata de biblioteca”, “devoradora de livros”. E não tardou muito para que despertasse a essência poética, quando descobriu o prazer de compor seus próprios textos. Dona de uma caligrafia invejável, estava sempre com a caneta em punho, despojando em papéis sua imensidão de idéias. Extremamente emotiva, carismática e impulsiva, sua obra é um reflexo de sua personalidade, explícita numa encantadora dualidade – ora plena de doçura e lirismo, em outras, absorvida numa irresistível irreverência.
*Além dos poemas, também escreveu um romance (ainda não publicado) e dezenas de peças teatrais, tendo a oportunidade de montar, dirigir e atuar em algumas delas. Possui o projeto de reuni-las, numa coletânea. Vale ressaltar sua participação no setor da imprensa, sendo responsável por várias edições do jornal lítero-cultural FOLHA DE FRONTIN.
*Teve seus trabalhos publicados nas edições XIV e XVII da Antologia Literária Internacional DelSecchi e no Caderno de Poesia OFICINA 33. Participou de diversos concursos literários e recitais.
*Sócio-representativo do Rotary Club de Engenheiro Paulo de Frontin, responsável pela comissão de Relações Públicas na gestão 2007/2008; Associada à APPERJ – Associação dos Poetas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro; é a atual presidente da ACLAEPF – Academia de Ciências, Letras e Artes de Engenheiro Paulo de Frontin, ocupando a cadeira nº. 24, tendo como patrono o genial cantor e compositor da Música Popular Brasileira, o também frontinense, Herivelto Martins.
*-
*ARRITMIA
*-
*Gosto do seu jeito de olhar
*Parece uma noite de outono
*Sim, uma dessas noites,
*Guarnecedoras de palavras ocultas.
*Gosto do seu modo de falar,
*Medindo as palavras,
*Estabelecendo harmonia, melodia e ritmo.
*Eu me transformo num corpo sonoro,
*Minha alma se torna tangente...
*Talvez ainda não seja a hora
*Talvez eu seja imprudente
*Mas corro risco de arritmia
*Desafiando os desafinados tabus
*Para lhe dizer a frase mais falada
*E menos pensada do universo.
*Só preciso de um minuto
*Para lhe fazer um carinho,
*E cantarolar em sussurro
*Ao pé do seu ouvido...
*Porque mais do que isto
*É impossível esperar:
*Se for pra dizer: “Eu te amo”
*Tem que ser instantâneo,
*Tem que ser agora!
*Você faz parte dos meus planos
*Desde o primeiro instante,
*E por aí afora...
*#####
*PAULA WENKE
*-
*Paula Wenke é graduada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília e é licenciada pelo MEC para formar atores. Estudou em Nova York atuação para câmera no Lee Strasberg Institute e direção teatral no Herbert Berghof Studio.
*É uma Jovem diretora multimídia, produzindo em teatro, cinema, vídeo e ainda outros meios. É também poeta e publicitária.
*Criou uma técnica de encenação específica para uma platéia de deficientes visuais ou de olhos vendados, denominada Teatro dos Sentidos; que conta com a participação de todos os outros deficientes no elenco. Voltou em 2004 da França com o convite para participar do Festival de Theatre e Handicapés em Versailes em 2006, e com a menção na próxima edição do mais importante Dicionário de Teatro, escrito pelo doutor francês da Universidade de Paris V, Patrice Pavis. Participou também do maior festival de teatro do mundo com o projeto Teatro dos Sentidos, em 2003 e 2004.
*Seguindo essa técnica, escreveu, dirigiu e atuou no espetáculo “Feliz Ano Novo” no Museu da República, RJ em 2002. Adaptou e dirigiu “Pluft, o fantasminha” de Maria Clara Machado, apresentado no Instituto de Cegos de Salvador- BA e no Benjamin Constant no Rio de Janeiro em 2001. Em 2000 adaptou e dirigiu “o Rapto das Cebolinhas”, também de Maria Clara Machado.
*Foi coordenadora e participou da idealização do curso de formação profissional de atores do Senac. *Desenvolveu trabalhos na Casa da Gávea, Casarão Hermê, Estúdio Eliana Karen, Tablado, Casa de Cultura Laura Alvim e no Centro Cultural da Faculdade Cândido Mendes, como Professora de Teatro. Freqüentou o maior festival internacional de Teatro do mundo, o Festival de Avignon, na França, em 2003 e 2004.
*Em 2007 atuou nas Leituras Dramatizadas na Casa da Gávea, Castelinho do Flamengo e Universidade Castelo Branco: “A Grande Visita” (de Roberto Athayde). Personagem: Peixoca. “A Terrível Vingança de Nadir Ventura” ( de Moisés Liporage e direção da mesma) Personagem: Nadir Ventura. “Psiquê e o Cupido”(de João Pedro Roriz). Personagem: Afrodite. “Juliette Castigada” (de Roberto Athayde). Personagem: Juliette.
*Ganhou o prêmio de melhor espetáculo no primeiro Festival Curta Teatro Senac 2002 com o texto “No Elevador” de Moisés Liporage. Roteirizou com o mesmo autor e montou com seus alunos formandos o espetáculo “Aberrações” no Hipódromo Up, RJ. Voltou em cartaz em 2005 com a mesma peça, mascontando também com um elenco profissional: João Velho, Cristina Fagundes, Ridan Pires e outros. Realizou também duas outras temporadas desta mesma peça no Teatro Café Pequeno e Teatro dos Grandes Atores em 2006.
*Preparou o elenco do espetáculo “Na casa dos Vinte” de Bárbara Santos, no teatro dos Quatro em 2002. *Roteirizou e dirigiu os espetáculos “ Clipes Clicados do Clímax” e “E o tempo levou (?)” respectivamente em 1997 e 1998 na casa da Gávea, RJ.
*Antes de começar a dirigir foi assistente da atriz e diretora Louise Cardoso, no Espetáculo: Três Mulheres e um Nelson no Teatro Museu da República em 1997, e também Bia Junqueira nos espetáculos “Ensaio”, “ A praça” e “Nelson e Nós” no Tablado, Casa da Gávea, Casa de Cultura Laura Alvim em 1996, RJ.
*Criou em 2004, onde hoje apresenta, roteiriza e dirige o Movimento Letras Poéticas, um evento poético multimídia que presta a cada edição, uma homenagem (REMIX) a um poeta, fazendo uma releitura de toda a sua obra através das outras artes: Teatro, Performance, Vídeo, Fotografia, Música, Dança e etc. O Movimento ainda apresenta o trabalho de poetas contemporâneos e conclama a platéia a vir ao palco e dizer poesia livremente, numa grande rodada final. Até 2005 o evento esteve no Lounge do Rio Design Center.
*Foi uma das Coordenadoras de Produção do Canal Futura e da produtora de Cinema e Vídeo MPC e associados. Realizou mais de oitenta trabalhos em vídeo como free-lancer. Alguns clientes: Telebrás, Anatel, Governo do Distrito Ferderal, Correios, entre outros. Roteirizou e dirigiu os curtas “Brasil do Apagão” com Lucia Alves no elenco; “Prieux pour eux“ rodado em Paris; e “Tudo que é demais é muito”. Esses últimos produzidos em 2004. Foi também assistente de direção de Inácio Coqueiro e Walter Lima Junior. Roteirizou, dirigiu e fez locução de uma série de 10 vídeos-documentários sobre poetas para o Movimento Letras Poéticas. *Participou como poetisa das antologias: “Mais” da Gang edições e “Repúblicas dos poetas” da editora do Museu da República. Em 2007 será lançado pela Gang edições seu livro solo “Zoom In - Zoom Out”.
*Em Brasília, onde morou de 1981 a 1995, trabalhou como Assessora de Comunicação da Fundação de *Assistência ao Estudante, ligada ao MEC e nas Agências de Publicidade Ratto Propaganda e Giovanni Comunicações, na função de RTVC. (Rádio, televisão e Cinema).
*Realizou trabalhos voluntários leituras dramatizadas para: as crianças internadas no Hospital São Zacarias, crianças portadoras de HIV na sociedade Viva Cazuza e desabrigados do Abrigo de Madre Tereza de Calcutá em 1998 e 1999. Aulas de teatro no orfanato do instituto Don Orione em Brasília em 1995.
*-
*Estará lançando em um mês, o site e livro de poesia "Zoom in, Zoom out"
*Está montando um espetáculo só com poemas do Lorca. Chama-se "Lua em Lorca". Através dos seus próprios versos, Paula Wenke cria uma dramaturgia do que seria sua própria biografia. Depois desse trabalho deve montar Othelo de Sheakespeare.
*Do dia 30 ao dia 04 de dezembro estará apresentando no Cine-Odeon, o Festival Hibero-Americano de Cinema.
*-
*O Bisbilhoteiro
*-
*O buraquinho da fechadura na porta do céu é a lua
*Esse portal antigo possui também pequenas gretas
*Deus deixa escapar seu luzeiro através das estrelas
*-
*O paraíso é perfeito:
*O tal buraquinho-lua
*No momento da forma
*Molda-se ao olho divino
*-
*Se míngua côncavo
*Ele sorri do pirulito
*dado ao mendigo
*pela incauta criança
*-
*Quando míngua convexo
*São os tristes dias de guerra
*Que Ele perplexo observa
*-
*Quando o astro se renova
*Está tirando um argueiro
*Com o colírio da esperança
*-
*Já quando o satélite está cheio
*O Criador está totalmente atento
*aos amantes no instante do beijo
*-
*Ipanema, noite do dia 31 de março de 2004
*#####
*ELIANE GONÇALVES
*-
*Pedagoga, Pós-graduada e Especialista em Educação, com Extensão Universitária pelo Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação, e pelo Desenvolvimento Organizacional e Educacional com Formação em Pedagogia na Empresa.
*Curso Gestão de Pessoas - Processo Motivacional – Gestão Participativa –Comunicação e Negociação – Liderança e Supervisão
*Curso de Formação de Multiplicadores em Prevenção à Dependência Química
*Algumas atuações acadêmicas:
*Homenageada pela Folha Dirigida com uma placa - 2006
*Grupo FOCCO - Intercâmbio para Qualidade em Educação (participante até 2000)
*Projeto: Solidariedade e Cidadania - PEA Unesco em 1999
*Direção de Vídeo - Na Rota da Escravidão (documentário sobre discriminação racial)
*Publicações de artigos
*Palestrante etc.
*-
(Algumas atuações literárias:
*1-Livros publicados:
*O Poeta que é Estrela - 2006
*Sonho Brasileiro - coordenação pedagógica -2006
*Olhos D alma - Antologia - III seletiva de poesias – 2004
*2-Livros Digitais da Autora:
*Segredos de Mulher
*Ao cair da Noite
*O Mágico das Letras Flutuantes
*Elo de Amor
*3-Convite para prefaciar os livros:
*Cidade dos Olhos Claros - Marcos Milhazes
*Espelho da Alma da Poeta - Maria José Zanini Tauil
*Mitos dos Desenlaces - diversos autores
*4-Portal Cá Estamos Nós (Colunista, Editora da Revista Literária Elo de Amor e Autora do Portal)
*5-Participações em sites: diversos e-books de Antologias e Poesias...
*-
*Onde andará
*-
*De um sonho que não existe
*De um desejo preso em meu peito
*Deveras, de um sentimento adormecido
*Na forma de poesia
*-
*Onde andará meu sonho
*De menina recatada
*Dos beijos escondidos nas noites enluaradas
*Das madrugadas perfumadas e prateadas
*-
*Onde andará aquele menino de olhos penetrantes
*Que me invadia mesmo por instantes
*Como as marés das enchentes
*Sumia nas silenciosas vazantes
*-
*Do que procuro pelas ruas e avenidas
*Para acalmar de certo
*Esse meu coração inquieto
*Tal uma mãe no ninho
*-
*Hoje, sem meu juvenil
*Nas curvas desse corpo da mulher madura que sou
*Isso sim, o tempo não apagou
*E nem roubou
*-
*Acreditei, sonhei, arrisquei
*Numa vaga esperança levemente contida
*Fiquei atrevida e desejei para esse amor
*Em toda a sua altivez
*...
*Ser uma loba que amará uma única vez...
*####
*SANDRA BALDESIN
*-
*Sandra Baldessin, paulista de Rio Claro. Escritora, arte-educadora e consultora em Comunicação Escrita. Em 2003, lançou "Cidade: espaço de vivência cultural", ensaio sobre os cenários culturais da cidade de Rio Claro/SP, através do Arquivo Público do Município; em 2001, lançou "À flor do verso" poemas. Tem trabalhos publicados em vários sítios literários: Germina Literatura; Lalupe, Escritoras Suicidas, Jornal de Poesia, entre outros.
*-
*Consultora em Comunicação Escrita
*-
*Pescaria I
*-
*nenhuma teoria
*apenas o
*rio
*remoinhando suas
*vogais
*++++
*Pescaria II
*-
*o rio se diz
*rumorejantes letras
*deságua sua cantiga
*pele adentro
*-
*suas líquidas veias
*narram o
*entardecer
*#####