DÚVIDA: Retomada do auxílio emergencial pode reduzir vagas em concursos

Para prorrogar o benefício para os próximos meses, governo prevê comprometer outros setores do serviço público

DÚVIDA: Retomada do auxílio emergencial pode reduzir vagas em concursos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Declarações recentes do ministro da Economia, Paulo Guedes, indicam que caso o governo federal decida retomar o pagamento do auxílio emergencial, alguns concursos podem ser travados pelo país. De acordo com Guedes, para continuar com o benefício assistencial em 2021, será necessário ajustar o orçamento em outras áreas.
 
Entre os gastos a serem afetados estão os reajustes do funcionalismo público e, consequentemente, realização de novos concursos públicos federais.  "Quer criar o auxílio emergencial de novo, tem que ter muito cuidado. Se fizer isso, pode não ter aumento automático de verbas para a educação, para a segurança pública, pois a possibilidade passou a ser absoluta, é uma guerra. É a mesma coisa. Se apertar o botão ali, vai ter que travar o resto todo (do orçamento). Então vamos observar a economia, a saúde. Os dois andam juntos. E esperar pelo melhor..", afirmou Guedes.
 
O presidente Jair Bolsonaro se reúne com Paulo Guedes na tarde desta quarta-feira (27). Na pauta, estão temas econômicos e o enfrentamento da pandemia, o que incluí discussões sobre o auxílio emergencial. Bolsonaro teme a perda constante de popularidade, desde o fim do auxílio e com o avanço da crise de coronavírus em Manaus. Ele é contra a extensão do auxílio, mas enfrenta o risco de ser atropelado pelo Congresso, onde parlamentares pretendem aprovar novos pagamentos, o que trazia baixas econômicas imediatas para a União e perda de capital político ao chefe do Executivo.
 
Apesar de atrair muita gente, a realização de concursos não costuma render muitos votos, tendo em vista a quantidade de pessoas beneficiadas diretamente. O projeto de Lei Orçamentária Anual de 2021 prevê a abertura de 53.111 vagas, sendo 50.946 para preenchimento de vagas via concursos a serem realizados para cargos federais neste ano e outras 2.165 para criação de cargos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS