TOSCOS: Machismo e transfobia se acumula na Câmara dos Deputados

Mais um episódio ocorreu na CPI do MST

TOSCOS: Machismo e transfobia se acumula na Câmara dos Deputados

Foto: Câmara dos Deputados

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Acusações de machismo e transfobia tem se acumulado cada vez mais na Câmara dos Deputados em Brasília. O mais recente aconteceu nesta quarta (12), durante a CPI do MST. 
 
O deputado do PL-RN, General Girão, disse numa discussão com Sâmia Bonfim (PSOL-SP) que as mulheres ‘são responsáveis pela procriação e pela harmonia da família’.
 
‘A atitude da senhora [Bonfim] a gente lamenta bastante. As mulheres têm responsabilidades, sim, e eu as respeito bastante, muito, porque elas são responsáveis pela procriação e pela harmonia da família. E a senhora não', disse General Girão para a colega parlamentar.
 
FOTO: Dep. Girão - reprodução da Câmara dos Deputados
 
Girão ficou irritado quando Sâmia lembrou que o deputado está sendo investigado formalmente no Supremo, por suspeita de incentivar os atos ‘patriotas’ de 8 de janeiro. 
 
De acordo com a Polícia Federal, o bolsonarista parecia estar ciente de que algo importante para ele e seus seguidores estava prestes a acontecer. 
 
Anterior a este episódio, outro deputado bolsonarista, Abilio Brunini - também do PL - foi acusado por colegas de violência política de gênero contra Erika Hilton (PSOL-SP), uma mulher trans. 
 
Após ser interrompida seguidas vezes, a deputada Hilton perguntou se Brunini estava carente. De acordo com informações do UOL, parlamentares presentes disseram que ele respondeu: ‘Por que? Tá precisando de serviço?’.
 
Arthur Maia (União-BA), presidente da CPI, pediu que a Polícia Legislativa investigasse Brunini pela fala transfóbica. Homofobia e transfobia são crimes equiparáveis ao racismo. 
 
Em março, no Dia Internacional da Mulher, o deputado Nikolas Ferreira - também do PL e ativamente bolsonarista - utilizou o tempo no plenário da Câmara para fazer um discurso transfóbico e machista, usando inclusive uma peruca para atacar a transição de gênero. 
 
Alguns destes casos vão parar no Conselho de Ética, mas a punição dos parlamentares acusados é rara. Durante seus quase 30 anos como deputado, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi acusado diversas vezes de atitudes interpretadas como quebra de decoro parlamentar, mas nada aconteceu com ele.
 
* Com conteúdo do UOL, Folha de SP, Nexo e Câmara dos Deputados
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS