QUEDA: Aneel aprova redução nas contas de luz no Rio Grande do Sul

Segundo a agência, pesou na queda de valores o pagamento antecipado de um encargo tarifário

QUEDA: Aneel aprova redução nas contas de luz no Rio Grande do Sul

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu hoje (19) aplicar uma redução média de 5,06% nas tarifas da distribuidora de energia Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica SA (CEEE-D), que atua no Rio Grande do Sul. A empresa atende 1,7 milhão de unidades consumidoras localizadas em 72 municípios do estado. As novas tarifas entram em vigor a partir da próxima sexta-feira (22).

 

Para os consumidores residenciais, a redução será maior, de 6%. Para os atendidos pela baixa tensão, a redução média será de 5,82% e, para os consumidores de alta tensão, como shoppings e indústrias, a queda será de 3,26%.

 

A Aneel disse que ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço.

 

Segundo a agência, pesou na queda de valores o pagamento antecipado de um encargo tarifário, a Conta ACR e ajustes em encargos setoriais, como a da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), o que levou a uma redução de aproximadamente 7,47% nesses encargos.

 

Na reunião desta terça-feira, a agência decidiu ainda aplicar um reajuste médio de 5,29% para os clientes da DME Distribuição S.A (DMED). A distribuidora atende cerca de 77,7 mil unidades consumidoras, localizadas no município de Poços de Caldas, no estado de Minas Gerais.

 

Para os consumidores residenciais, o aumento médio será de 1,84%. Para os clientes atendidos na baixa tensão, será de 2,05%, Para os atendidos na alta tensão, será 10,33%.

 

Segundo a Aneel, contribuíram para o efeito positivo, principalmente, a inclusão dos componentes financeiros apurados no atual reajuste, levando a um aumento de 13,01%, bem como custos com pagamento de encargos setoriais, que representaram queda de 5,16%.

 

Chesp

 

A Aneel também aprovou uma redução média de 0,12% nas tarifas dos consumidores atendidos pela Companhia Hidroelétrica São Patrício (Chesp), que atende 37 mil unidades consumidoras de nove municípios e um povoado no Vale de São Patrício, em Goiás. Os novos percentuais entram em vigor a partir do dia 22.

 

Para os consumidores residenciais, o reajuste será de 0,62%. Já para os atendidos na baixa tensão, a média será de 0,52%. No caso dos consumidores atendidos em alta tensão, o efeito do reajuste tarifário será negativo, com uma redução de 2,92%.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS