O Irã é um dos países mais desenvolvidos do Oriente Médio e importa principalmente milho, soja em grãos e carne bovina brasileira
Foto: Secom
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A exportação de alimentos e minérios de Rondônia para o Irã foi pauta de discussão no final da tarde de sexta-feira, 19, no Palácio Rio Madeira, durante encontro entre o representante do governo do Estado, secretário-subchefe da Casa Civil, Hélder Risler, e a comitiva iraniana chefiada pelo presidente do Grupo da Amizade Irã/Brasil, Abdolreza Azizi, bem como membros da Frente Parlamentar Brasil-Irã, representada pelo deputado federal Evandro Roman, do Paraná.
O Irã é um dos países mais desenvolvidos do Oriente Médio e importa principalmente milho, soja em grãos e carne bovina brasileira. De acordo com o deputado paranaense, o objetivo é trabalhar para explorar o potencial comercial bilateral, ou seja, o comércio entre Brasil e Irã, destacando o interesse da comitiva iraniana em conhecer produtos de Rondônia.
“Depois que assumimos a Frente Parlamentar Brasil-Irã passamos a agilizar o envio de produtos para o Irã e tanto que em modo nacional nós saímos de US$ 2,4 bilhões para rompermos a barreira de US$ 5 bilhões em 7 meses. Lembrando sempre que temos que ter um equilíbrio na balança comercial entre o que nós mandamos para o Irã e o que trazemos de lá. Eles precisam muito dos alimentos que produzimos aqui e de modo geral apresentamos Rondônia como um potencial Estado produtor de alimento”, enfatizou Evandro Roman.
Segundo argumentou o secretário-subchefe da Casa Civil, Hélder Risler, a exportação de produtos de Rondônia tem uma política que o então governador Confúcio Moura iniciou e que vem sendo mantido pelo atual governador Daniel Pereira, com o foco em buscar o fortalecimento do mercados, ampliar a exportação e impulsionar a economia do Estado.
“Recebemos uma comitiva de parlamentares do Irã junto também com presidente da Frente Parlamentar que é um deputado do Paraná, inclusive, com o presidente do Grupo da Amizade Irã/Brasil, Abdolreza Azizi, que vieram a Rondônia para conhecerem o que temos para exportar, ou seja, a relação com Irã é importante para a economia brasileira, sobretudo a rondoniense”, disse Hélder Risler.
Conforme enfatizou o deputado Evandro Roman, a Frente Parlamentar representa uma grande oportunidade para aumentar as relações bilaterais com o Brasil. O Irã é um dos grandes importadores dos produtos brasileiros e tem interesse em ampliar a relação com o país, mas também de mostrar os produtos iranianos. O parlamentar paranaense deixou claro que o objetivo é impulsionar as relações econômicas e comerciais entre os dois países e que Rondônia reúne excelentes condições de produção.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!