Tempestade solar pode atingir planeta Terra nesta quarta

De acordo com os cientistas, a chegada da tempestade solar coincide com a formação de "rachaduras" de equinócios no campo magnético da Terra.

Tempestade solar pode atingir planeta Terra nesta quarta

Foto: Noticias ao Minuto

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nesta quarta-feira (14), está previsto que uma tempestade solar atingirá o planeta Terra. Isso correrá após uma explosão de radiação ter sido liberada pelo Sol na última semana. O evento pode saturar satélites, interromper fontes de energia na Inglaterra, Estados Unidos e na Escócia, além de provocar exibições deslumbrantes das auroras boreais e austrais, informou o Daily Mail.

 

 

De acordo com os cientistas, a chegada da tempestade solar coincide com a formação de "rachaduras" de equinócios no campo magnético da Terra. Isso ocorre em 20 de março e 23 de setembro, anualmente.

 

 

Quando a proteção natural do nosso planeta contra partículas carregadas enfraquece, essas “rachaduras” podem ameaçar os voos comerciais e os sistemas GPS por afetar a órbita terrestre, exposta aos ventos que variam de intensidade, noticia o portal IG.

 

As fissuras, no entanto, também possibilitam que astrônomos identifiquem com maior facilidade as luzes em regiões polares. As tempestades ainda podem influenciar no mundo animal, “confundindo” o sistema de localização de alguns mamíferos marinhos. Tal efeito aumenta a aparição dos animais nas praias.

 

"O relógio que monitora as tempestades geomagnéticas de pequenos impactos está apontando que esses eventos devem ocorrer entre 14 e 15 de março, e que não prejudicará os seres humanos”, informou um comunicado oficial, a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) dos Estados Unidos.

 

Esses eventos já são monitorados pela Nasa e a NOAA, por meio de diferentes telescópios e sondas usadas para previsões meteorológicas geomagnéticas. As entidades afirmam que estudos estão sendo feitos acerca da estrutura e da diversidade das chamas do Sol.

 

Segundo a Nasa, em breve, uma espaçonave apelidada de Parker Solar Probe será enviada para percorrer as proximidades e a superfície da estrela. O foco é descobrir mais detalhes sobre a tempestade solar e como suas partículas são expelidas.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS