Instituições firmam parceria internacional para monitoramento espacial hidrológico na bacia Amazônica

Instituições firmam parceria internacional para monitoramento espacial hidrológico na bacia Amazônica

Instituições firmam parceria internacional para monitoramento espacial hidrológico na bacia Amazônica

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) da França assinaram o plano de trabalho para o projeto de Monitoramento Espacial Hidrológico na Bacia Amazônica no dia 7 de abril, na sede da autarquia, em Brasília.

A cooperação ocorrerá até 2011 e visa a contribuir para a utilização de satélites no monitoramento hidrológico em grandes bacias hidrográficas e atender à demanda nacional e internacional de monitoramento dos recursos hídricos e das variáveis ambientais, com enfoque no acompanhamento das variabilidades climáticas.

A Agência disponibilizará espaço físico e infraestrutura para que sete técnicos do IRD permanentes no Brasil e sete temporários possam trabalhar no projeto.

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) serão instituições coparticipantes do acordo.

Até dezembro, brasileiros e franceses trabalharão principalmente nas seguintes vertentes: criação de um banco de dados de séries obtidas por meio de estações virtuais criadas (aquelas em que dados, como os de níveis de rios e qualidade da água de reservatórios e várzeas, são gerados via satélite em pontos de interesse onde não há estações de monitoramento); a validação e calibragem de dados obtidos em estações convencionais e virtuais; e a realização de campanhas de medição de vazão, altimetria e coleta de amostras em estações virtuais. Ao final deste ano, haverá uma avaliação do andamento das ações do projeto, o que determinará as atividades a serem desenvolvidas em 2010.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS