Comissão discutirá fortalecimento das defensorias públicas do país

Comissão discutirá fortalecimento das defensorias públicas do país

 Comissão discutirá fortalecimento das defensorias públicas do país

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Brasília, 19/04/05 (MJ) ? O governo federal publicou, no Diário Oficial da União de segunda-feira (18), decreto que cria grupo de trabalho interministerial, no âmbito do Ministério da Justiça, para elaborar propostas de ampliação dos quadros de pessoal da Defensoria Pública da União (DPU) e medidas de fortalecimento das defensorias públicas estaduais.

A criação de comissão com o objetivo de elaborar medidas para fortalecer a estrutura e aumentar os quadros de funcionários das defensorias públicas segue a determinação de um dos 11 compromissos assumidos pelo Executivo, Legislativo e Judiciário no ?Pacto por um Judiciário mais Rápido e Republicano?, firmado pelos presidentes dos três Poderes em 15 de dezembro de 2004.

O grupo será composto por dois representantes do Ministério da Justiça ? o defensor público da União e um representante da Secretaria de Reforma do Judiciário ?, um representante da Casa Civil, outro da Advocacia-Geral da União e mais um do Ministério do Planejamento.

A comissão deverá ainda elaborar anteprojeto de lei para atualizar a Lei Complementar 80, de 12 de janeiro de 1994 (Lei Orgânica da Defensoria Pública). A lei precisa ser atualizada devido à aprovação, no fim do ano passado, da Emenda Constitucional 45 (a Reforma do Judiciário), que concedeu autonomia funcional, administrativa e iniciativa da proposta orçamentária à Defensoria Pública nos estados.

O governo federal defende o fortalecimento das defensorias públicas como prioridade por entender que elas são fundamentais para ampliar o acesso da população de baixa renda à Justiça. Para conhecer melhor a realidade dessas instituições, a Secretaria de Reforma do Judiciário lançou, em dezembro de 2004, o ?Estudo Diagnóstico da Defensoria Publica no Brasil?, o primeiro mapeamento, em âmbito nacional, sobre o funcionamento e as características das instituições.

Em março deste ano, o Ministério da Justiça e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) receberam moção de congratulação pela realização do diagnóstico durante o III Congresso Interamericano de Defensorias Públicas, em Punta del Leste, Uruguai. A moção recomenda ainda que mapeamentos nos mesmos moldes sejam feitos em outros países do continente americano.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS