Do primeiro ao terceiro lugar, apenas mulheres rondonienses se destacaram na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte
Foto: Reprodução/redes sociais
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Do primeiro ao terceiro lugar, as vencedoras do concurso 'Florada Premiada' foram exclusivamente mulheres produtoras de café de Rondônia.
Entre elas, destacam-se Lúcia Helena de Novo Horizonte, Nicole Nedel de Nova Brasilândia, e Celesty Suruí de Cacoal.
Este reconhecimento é resultado de uma parceria entre uma indústria de café e a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), sendo uma premiação dedicada especificamente às mulheres envolvidas na produção de café no Brasil.
Poliana Perrut, representante da terceira colocada, enfatizou que o trabalho realizado em Rondônia impacta positivamente nos concursos nacionais.
Ela ressaltou a importância significativa das mulheres na melhoria da qualidade do café no estado, e considera justo o reconhecimento por meio dessa premiação.
Celesty Suruí, primeira indígena barista do país, ficou em terceiro lugar no concurso "Florada Premiada 2023" - Foto: Reprodução/Redes Sociais/Celeste Suruí
O fato de todo o pódio ser ocupado por mulheres de Rondônia reflete o comprometimento com a excelência na produção de café no estado.
As três vencedoras fazem parte de um seleto grupo de 17 mulheres que chegaram à final da edição Canephora do "Florada Premiada" em 2023.
O concurso ocorreu em duas fases, a classificatória e a final de ranqueamento. As amostras qualificadas durante a auditoria foram avaliadas na etapa classificatória.
As 20 amostras mais bem classificadas em cada categoria, seja via úmida ou via seca, avançaram para a avaliação na fase final de ranqueamento.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!