Ipam, um chute no... do servidor - Por Osmar Silva

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Parece que o prefeito Hildon Chaves pretende fazer uma reforma administrativa no Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores de Porto Velho, alvo, nos últimos governos, da sanha criminosa de gestores corruptos que, ao invés de preservá-lo, dilapidaram seu patrimônio material, o seu bom nome entre os segurados e a sua boa fama na praça.

O orgulho dos servidores municipais da Capital transformou-se em vergonha e humilhação. A boa fama na praça virou sinônimo de mau pagador, caloteiro. O bom nome caiu no descaso, no abandono e no desrespeito aos segurados.

Lembro dos anos 2006, 2007 quando o prestígio do IPAM sobrepujava os planos médicos da Unimed e do Ameron. Pagava em dia aos médicos e fornecedores. Tinha um acervo de conveniados respeitável. Médicos de todas as especialidades, clínicas, laboratórios, hospitais e até serviço dentário, que funcionava no prédio do próprio órgão com ótimos profissionais. Bons tempos.

Muitos servidores, efetivos e comissionados, se submetiam a baixíssimos salários e precárias condições de trabalho, somente por conta da boa assistência médica e previdenciária do Ipam. E não falo de ouvir dizer. Eu mesmo fiquei quatro anos na Câmara Municipal mais por esta assistência que pelo salário, que era uma indignidade para a função que exercia. 

Por que será que o valente Sindeprof nunca fez uma greve contra o desmonte do Ipam, que tantos prejuízos trouxe ao trabalhador municipal? Por que será que os vereadores fecharam os olhos e deixaram este importante órgão de garantia social do servidor público ir à bancarrota? Não se cansam de dizer que o papel de vereador é fiscalizar e legislar? E então! Hein!? De quem é a culpa?

Está certo o prefeito Hildon em procurar fazer alguma coisa. Enxugar o organograma para dá mais celeridade nas ações, reduzir custos administrativos e combater salários bombados ilicitamente é um bom recomeço sim. Mas concordo com o articulista Waldemir Garcia de que isso só, não é a solução. Nem de perto nem de longe. 

Precavenha-se prefeito. Fique esperto com os Chalaça´s que jurando amor eterno lhe induzem a erros. Lembra da figura? “Alguns podem estar dentro do próprio palácio Tancredo Neves, a poucos metros de seu gabinete”, indica Waldemir. 

Precisa mesmo é “melhorar (...) a qualidade da assistência médica prestada aos segurados e seus dependentes”. E investir “na melhoria e ampliação dos serviços médico-hospitalares, hoje, alvo” do desemparo e da tristeza dos servidores de Porto Velho. E, urgentemente, estancar o crescimento da “fila de descredenciados (...) das mais variadas áreas, insatisfeitos com IPAM”, continua apontando o jornalista/servidor público Waldemir. 

É preciso restabelecer os serviços de odontologia e de oftalmologia. O primeiro foi fechado. E o segundo funciona precariamente. Estamos transformando nossos servidores municipais em desdentados tatus cegos.

E dinheiro é coisa que não falta. Os servidores pagam todo mês, à vista, descontado no contracheque, a contribuição de cada um. E olha o que têm!!! É isso que merecem? Digam aí!

Sei não... tem hora que parece que o Waldemir é o único porta voz dos trabalhadores da Prefeitura de Porto Velho. E os vereadores? Hã! Tá bom. Deixa pra lá, né?
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS