O Palácio Getúlio Vargas é mais um dos prédios de grandessíssima importância na história rondoniense. Começou a ser erguido em 1948, quando Rondônia ainda era Território Federal do Guaporé.
Foi inaugurado no ano de 1954 e serviu como a sede oficial de todos os governadores do então Território Federal de Rondônia. O prédio funcionou como sede administrativa do Governo até o ano de 2015.
Hoje o prédio abriga o Museu da Memória Rondoniense (Mero), espaço dedicado a contar as histórias dos governadores do estado e apresenta também peças arqueológicas, obras de arte, o Centro de Documentação Histórica de Rondônia, fotografias, jornais, livros e demais documentos.
O Museu Palácio da Memória Rondoniense é uma iniciativa caráter governamental. Tem como objetivo fomentar a cultura regional e resgatar a história de Rondônia.
O espaço apresenta exposições temporárias e de longa duração. Os acervos, documentos e obras estão disponíveis para consulta e pesquisa ao público em geral. A entrada é gratuita e o agendamento para pesquisa, visitas escolares e visitas técnicas podem ser feitas através desse
link.
A praça localizada na frente do Palácio, leva o mesmo nome e abriga um obelisco erguido em comemoração ao primeiro centenário da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1922. Ou seja, ele é mais velho que o próprio Palácio Getúlio Vargas.
O Palácio funciona de terça a sexta-feira das 09:00 às 17:00 e fica localizado no endereço: Rua Dom Pedro II, 608 - São Cristóvão.
Para maiores informações:
Telefone: (69) 98491-3351