Palco Bell’Anima será a nova atração para música no sul do país

Anfiteatro recebe em sua estreia, dia 25 de março, o grupo de câmara português Quarteto Lopes-Graça. O espaço já tem a programação do primeiro semestre do ano definida, e conta com atrações do Brasil e do exterior

Palco Bell’Anima será a nova atração para música no sul do país

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em fase final de construção no centro do Estado, o Palco Bell’Anima será oficialmente inaugurado no dia 25 de março, a partir das 20h. Na ocasião, o novo teatro ao ar livre recebe, pela primeira vez no Rio Grande do Sul, um dos mais importantes grupos da música de câmara portuguesa da atualidade: o Quarteto Lopes-Graça. O concerto marcará a abertura da temporada 2022 do espaço, que já tem definidos até junho outros quatro shows, reunindo atrações internacionais, nacionais e locais.
 
Situado no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, entre os municípios de Restinga Sêca e São João do Polêsine, a cerca de 30 quilômetros de Santa Maria, o anfiteatro tem capacidade para receber até 450 espectadores. Com investimento inicial de R$ 2,5 milhões, o espaço foi idealizado pelo músico Vagner Cunha e pelo empresário Claudio Carrara, que cedeu parte do terreno da própria casa para a construção.
 
Para testar a estrutura do teatro, a produtora Bell’Anima realizou em dezembro passado um evento de pré-inauguração que incluiu a apresentação das cantatas Quando l’Anima danzò l’essere e La grande cena, compostas por Vagner Cunha sobre poemas de Antonio Meneghetti. As obras foram interpretadas pelos solistas Elisa Lopes, Paola Bess, Angela Diel, Flávio Leite e Carlos Rodriguez e pela Orquestra Jovem Recanto Maestro, com regência do maestro Antonio Borges-Cunha. Ainda com 80% da sua estrutura concluída, o desempenho do Palco Bell’Anima surpreendeu.
 
“Ficamos extremamente satisfeitos com o resultado, principalmente pela qualidade acústica que o teatro já apresentou”, conta o empresário Cláudio Carrara. Segundo o músico Vagner Cunha, para a temporada 2022, o teatro já conta com infraestrutura completa, incluindo iluminação, camarins e placas acústicas. Está sendo preparado, também, um espaço coberto que poderá receber a programação em caso de chuva.
 
PRIMEIRO SEMESTRE
 
A programação do primeiro semestre do ano foi montada em conjunto pela Bell’Anima e pela Branco Produções. Formado pelos violinos de Eliot Lawson e Luís Pacheco Cunha, pela viola de Isabel Pimentel e pelo violoncelo de Catherine Strynckx, o Quarteto Lopes-Graça apresentará obras de compositores de Portugal e da América Latina no evento de inauguração, que contará, ainda, com as participações especiais da soprano sérvia Natasa Sibalic e do contrabaixista e compositor argentino Alejandro Erlich-Oliva.
 
 
Inspirado nos teatros gregos ao ar livre, o projeto aproveita o caminho natural que o som percorre na concha acústica – Foto: Elísio Ricardo/ Divulgação.
 
No dia 2 de abril, o grupo paulista Demônios da Garoa interpretará sambas que acompanham o grupo em seus mais de 70 anos de atividade e grandes sucessos de Adoniran Barbosa. A atração do dia 30 de abril é um espetáculo inédito de Os Fagundes, em que o grupo explorará novas sonoridades ao ganhar a companhia das cordas da Orquestra Jovem Recanto Maestro.
 
No dia 28 de maio, será a vez de a cantora norte-americana Cerissa McQueen apresentar sua mistura de estilos como blues, gospel, jazz, rock, soul, pop e funk. O espetáculo “Uma noite na gafieira”, com o carioca Pedro Miranda e o grupo gaúcho Central do Samba, fecha a programação do primeiro semestre no dia 11 de junho.
 
Os ingressos para as apresentações já estão à venda em www.guicheweb.com.br e na Lojas Dullius do Recanto Maestro.
 
PALCO BELL’ANIMA
 
Projetado pelo arquiteto italiano Enrico Torrice, o teatro tem mais de 100 metros quadrados, em formato de meia-lua. O espaço, que pode receber concertos com ou sem amplificação, tem projeto de sonorização do engenheiro de som gaúcho Leo Bracht e projeto acústico do professor da Universidade Nacional de La Plata e engenheiro argentino Gustavo Basso, um dos responsáveis pela restauração acústica do Teatro Colón de Buenos Aires.
 
Inspirado nos teatros gregos ao ar livre do período clássico, o projeto aproveita o caminho natural que o som percorre na concha acústica criada pela própria estrutura da arquibancada de pedra, permitindo a distribuição uniforme do som em toda a área ocupada pelos espectadores. O anfiteatro nasce com a intenção de reforçar a programação cultural do Recanto Maestro, movimentando ainda mais o turismo da região e fomentando a economia local. A longo prazo, os planos para o Palco Bell’Anima vão além de espetáculos de música e concertos: o local será usado também como cinema ao ar livre e ainda para apresentações cênicas.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS