A partir do dia 7 de março, representantes de roteiros turísticos de todo o país poderão inscrever as rotas na 2ª edição do “Projeto Experiências do Brasil Rural”, que busca apoiar e promover o turismo em áreas rurais. Fruto de uma parceria entre os ministérios do Turismo e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, junto à Universidade Federal Fluminense (UFF), a seleção seguirá aberta até o dia 1º de abril.
As inscrições devem ser feitas no site da UFF, a partir do dia 7 de março (Acesse
AQUI).
Nesta segunda fase do projeto, serão selecionados oito roteiros turísticos pertencentes às cadeias agroalimentares do café, cachaça, farinha de mandioca e mel. A ideia é impulsionar produtos e serviços da agricultura familiar associados ao turismo, diversificando a oferta turística brasileira, por meio da inserção de produtos e de serviços da agricultura familiar no mercado turístico, além de apoiar a formatação e o posicionamento de produtos e roteiros de experiências no meio rural.
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, detalha o apoio ofertado aos roteiros durante o projeto. “Assim como no primeiro ciclo, os roteiros selecionados contarão com apoio técnico para estruturação dos destinos e empreendimentos, bem como a comercialização de produtos e serviços. Também estão previstas capacitações de empresários, empreendedores e produtores rurais para a criação ou aprimoramento de roteiros e experiências”, destacou.
O foco do projeto são os empreendimentos da agricultura familiar que atuam na produção agrícola e pecuária, na agroindústria, no extrativismo e no turismo. O secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Márcio Cândido, destaca que a presença predominante da agricultura familiar no meio rural brasileiro e o expressivo número de empreendimentos e atividades turísticas a ela vinculada proporcionou o surgimento de uma forma complementar de renda para os agricultores.
“Ao conhecer a propriedade do agricultor familiar, o turista não consome apenas os serviços de hospedagem, alimentação e atrativos. Acaba adquirindo produtos artesanais e agropecuários produzidos por agricultores familiares, característicos da região visitada, gerando nova possibilidade de renda e agregando valor ao que é oferecido ao turista”, ressalta Cândido.
Entre os critérios para participar da seleção estão a vinculação dos roteiros a pelo menos uma das cadeias agroalimentares priorizadas no projeto, possuir estabelecimentos da agricultura familiar e abranger no máximo dois municípios. O objetivo é selecionar pelo menos um roteiro por região brasileira.
Para mais informações acesse o edital da chamada pública já disponível
AQUI.
TURISMO RURAL – O Ministério do Turismo iniciou, em 2021, o projeto “Experiências do Brasil Rural”, para impulsionar produtos e serviços da agricultura familiar associados ao turismo, de forma a proporcionar vivências inovadoras a visitantes, diversificar a oferta turística nacional e gerar alternativas de renda no campo, a partir da formatação e do posicionamento de roteiros.
Os roteiros selecionados na primeira fase do projeto foram a Rota Amazônia Atlântica, do Pará; a Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Sabores, da Bahia; o Agroturismo do Espírito Santo; a Rota do Queijo Terroir Vertentes e a Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira, em Minas Gerais; o Caminhos do Campo, em Santa Catarina, e a Ferradura dos Vinhedos e o Roteiro Farroupilha Colonial, no Rio Grande do Sul.
O projeto envolveu a realização de um diagnóstico das rotas selecionadas, que indicou pontos fortes e quesitos passíveis de aprimoramentos. Em seguida, teve início a etapa de qualificações da iniciativa, com a promoção dos seminários virtuais “Visões de Mercado” e, ainda, as “Oficinas de Experiências” além da validação, que começou em novembro, de produtos e serviços desenvolvidos, com visitas presenciais de coordenadores do projeto aos roteiros. No momento, em fase final o desenvolvimento de ações de apoio à promoção e à comercialização destes roteiros.
O coordenador do Projeto Experiências do Brasil Rural, Osiris Marques, ressalta a união de esforços entre os ministérios do Turismo e da Agricultura e a Universidade Federal Fluminense em prol do desenvolvimento do turismo rural. “Alcançamos roteiros turísticos rurais em todo o país pelo fato de termos desenvolvimento uma metodologia inovadora que pôde ser aplicada na modalidade online com grande sucesso. Com a segunda edição do projeto teremos a oportunidade de qualificar novos roteiros com novos produtos da agricultura familiar em todas as regiões do país”, finaliza.