As inscrições começam na próxima terça-feira (05/11) e vão até o dia 13/12. Processo faz parte de acordo entre os dois países
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Ministério do Turismo divulgou, nesta sexta-feira (01/11), uma chamada pública para o credenciamento de agências de viagens interessadas em recepcionar turistas chineses no País. O processo de seleção é uma exigência do governo chinês para que as empresas brasileiras tenham autorização para receber turistas do país asiático. As inscrições começam na próxima terça-feira (05/11) e vão até o dia 13 de dezembro.
Para concorrer ao processo, as agências deverão estar regularizadas junto ao Cadastro nacional do MTur que reúne pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo (CadasTur). Entre as exigências para habilitação estão: a regularização junto ao Cadastur, a declaração de ciência dos termos do acordo assinado entre as duas nações e o aceite do Termo de Responsabilidade contido no edital. No Brasil, o Ministério do Turismo é o único órgão responsável por esta seleção e somente empresas autorizadas pela órgão poderão atender turistas chineses. Só em 2018, 59 agências de turismo e receptivos foram habilitadas.
Faça a inscrição aqui (a partir do dia 05/11).
De acordo com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a China tem se tornado um importante parceiro do Brasil no setor. “O turista chinês é o que mais viaja pelo mundo, segundo a Organização Mundial do Turismo. Diante disso, precisamos aprimorar os nossos serviços para despertar cada vez mais o interesse deles pelo destino Brasil, e essa chamada pública vem para isso, para tornar a experiência desses visitantes inesquecível”, enfatizou.
Após a avaliação pelo Ministério do Turismo, o resultado será publicado no dia 20 de dezembro, no Diário Oficial da União (DOU) e no site Turismo.gov.br.
COOPERAÇÃO - Em setembro de 2017, a China firmou um acordo para a facilitação de vistos com o Brasil. O acerto definiu um prazo de validade de cinco anos às autorizações de turismo, permitindo múltiplas entradas e um período de estada de 90 dias, renováveis por até outros 90, a cada 12 meses. Antes do acordo, cujas regras começaram a valer no dia 1º de outubro do ano passado, o visto geralmente era aceito por três meses.
Já em maio de 2018, o governo brasileiro e a China Travel Service, maior operadora de turismo daquele país, acertaram uma parceria inédita para a estruturação de roteiros customizados, que ampliem a presença dos asiáticos no Brasil. O MTur atua junto a outros países da América Latina para aprimorar a experiência de chineses na região, a exemplo do trabalho conjunto com a Argentina pela promoção das Cataratas do Iguaçu.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!