Gosta de badalação? Vá para Telv Aviv. De história? Jerusalém é um museu a céu aberto. Ama a vida aquática? Eilat -banhada pelo Mar Vermelho- não vai decepcionar
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A primeira vista, Israel pode parecer um destino estranho para as férias ou, no mínimo insólito. Porém, o país oferece atrações para todos os gostos.
Gosta de badalação? Vá para Telv Aviv. É maníaco por história? Jerusalém é um museu a céu aberto. Ama a natureza e a vida aquática? O sul do país, em especial a cidade de Eilat -banhada pelo Mar Vermelho- não vai decepcionar.
TEL AVIV
Comecemos por Tel Aviv, a porta de entrada de quem chega ao país de avião. Com ares europeus, a cidade é bem desenvolvida e conta com as melhores boates do país. Além disso, é um destino gay friendly e tem lindas praias, parte do Mediterrâneo. O pôr do sol é uma atração à parte, um dos mais bonitos que se pode ver.
Apesar de moderna, o visitante já consegue ter uma ideia do quão antigo é o país. Ao caminhar pelas ruas de Old Jaffa e passar pelo porto, se é transportado para uma outra era.
JERUSALÉM
Jerusalém é um museu a céu aberto. Lá, o visitante pode andar pelas mesmas ruas que Jesus andou, ver onde Maria nasceu, percorrer as ruas da via Sacra e terminar na Igreja do Santo Sepulcro, onde se encontram os locais em que Jesus foi crucificado, seu corpo foi preparado e, posteriormente, sepultado. A dica para quem for ao local é: leve água para enfrentar o calor e se prepare para um bom tempo de fila para apenas alguns segundos podendo olhar os altares construídos dentro da igreja.
Além do catolicismo, Jerusalém é cidade sagrada de outras religiões, como o judaísmo e o islamismo – além dos armênios, que ocupam uma das áreas da cidade. Por isso, ainda se pode visitar o Muro das Lamentações e o Temple Mount, locais carregados de energia e significados. Ambos possuem regras e horários determinados para visitar, por isso, cheque antes de fechar o roteiro. Também, ao se andar pela cidade velha de Jerusalém, tenha sempre por perto um lenço, pois nunca se sabe quando será preciso cobrir os ombros ou a cabeça.
Ao se hospedar em Jerusalém, é imprescindível reservar um dia para viajar até o Mar Morto, uma experiência única. Devido a quantidade de sal, é impossível afundar e boiar nessas águas é algo bem diferente. A lama Mar Morto ainda é excelente para a pele e os turistas costumam aproveitar a visita para passá-la pelo corpo todo.
PALESTINA
Quem estiver interessado em entender um pouco mais o conflito que permeia a região, cidades emblemáticas da Palestina (ou West Bank) se encontram muito próximas de Jerusalém. Belém, onde se vê o muro que divide as áreas israelenses e palestinas (foto abaixo), Ramallah, a capital “provisória” (os palestinos dizem que a capital oficial é Jerusalém, que está, nas palavras deles, ocupada) ou Jericó, a cidade mais antiga do mundo.
É possível realizar todo o percurso por conta própria, seja de carro ou ônibus. Mas empresas de turismo possuem diversos pacotes com trajeto e guia inclusos. Para se passar de Jerusalém para território palestino é necessário estar com passaporte e se submeter a fiscalização em um dos check points.
EILAT
A cidade de Eilat tem uma particularidade interessante. Dela é possível avistar território do Egito e da Jordânia, Além disso, é lá que se pode mergulhar no Mar Vermelho, o mesmo que a bíblia relata que Moisés abriu. A parte da parte bíblica, o mar é popular entre os mergulhadores, pois possui recifes maravilhosos, golfinhos e uma vida marinha intensa. A cor da água é deslumbrante e, de tão cristalina, pode-se ver todos os peixes usando apenas um snorkel.
Para deixar a cidade ainda mais atrativa, ela é uma zona livre de impostos e, assim, perfeita para quem quer comprar produtos israelenses com um preço mais baixo.
--- Brasileiros não precisam de visto, mas passam por uma entrevista na chegada ao país.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!