VEM VÊ!Cinco razões para conhecer São Francisco, na Califórnia

Inovações e culturas de diversos locais do planeta

VEM VÊ!Cinco razões para conhecer São Francisco, na Califórnia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Há um ditado que diz que a Califórnia está anos à frente dos Estados Unidos — para o bem ou para o mal. Isso serve para a economia, a maconha, os problemas ecológicos, a crise de opioides. Até para a política. Eles tiveram Ronald Reagan e Arnold Schwarzenegger como governadores antes de ser “modinha” ter republicanos famosos em eleições. E onde isso fica mais nítido é em São Francisco, onde a inovação é tão natural quanto o frio vento que insiste em soprar no local todo o ano.

 

1. A cidade que ficou famosa pela vanguarda dos direitos dos gays hoje é a nova fronteira tecnológica. Castro, o bairro que esteve no epicentro da luta dos homossexuais, ainda inspira as pessoas. Visitar o Twin Peaks Tavern — o primeiro bar para homossexuais a abrir suas cortinas e permitir o contato com o mundo exterior pelas janelas — é fundamental no bairro, onde surgiram a Pride Parade e a bandeira do arco-íris. Esta cultura e este engajamento hoje convivem com locais onde é possível sacar bitcoins em caixas eletrônicos, tomar um café preparado por um robô e frequentar os jardins do Yerba Buena Center, onde a Apple anuncia seus aguardados lançamentos.

 

2. Atravessar a Golden Gate é indispensável na primeira visita à cidade, assim como andar nos bondinhos e nas curvas da Lombard Street, ladeira cheia de ziguezagues. Mas as pessoas também saem da cidade para visisitar sedes de empresas como Google, Apple e Facebook, na região de São José.

 

3. Se o passeio pelo Fisherman’s Wharf já foi aposta certa para comer bem, hoje já não é mais unanimidade. Com mais turistas que leões-marinhos em frente ao píer, a região perdeu o charme. A opção por ali agora é a Ghirardelli, onde chocolates e milkshakes conservam a qualidade num local que se modernizou. Mas há outra área que cresce à beira-mar: o Ferry Building Marketplace. A estação das barcas reúne bons restaurantes, bares e lojas, com estabelecimentos étnicos ou focados em determinados ingredientes, como cogumelos, queijos ou carnes. Tudo natural e saudável, à moda californiana.

 

4. Até o bom e velho passeio a Alcatraz, a temida prisão na gélida ilha, também se modernizou. Agora, o trajeto é feito por barcos com motores movidos a energia eólica e solar, e há um inusitado passeio noturno. Mesmo para quem não garantiu a reserva do passeio com meses de antecedência, há solução: todos os dias, por volta das 7h, há ingressos disponíveis à venda nas bilheterias.

 

Quiosque. Robô que prepara café - Extra

 

5. Em São Francisco, 805 mil moradores — mais de um terço — têm origens em países como China, Japão, Coreia ou Vietnã. Visitar Chinatown é importante, assim como é legítima a pitada asiática nos restaurantes. O China Live SF é um “Eataly” da culinária oriental. O japonês Ippudo faz sucesso. A arte oriental está presente no imperdível Asian Art Museum. E, cheia de latinos, sobretudo mexicanos, a cidade aponta para onde está indo o país em questões migratórias. São Francisco continua na vanguarda — e um delicioso destino.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS