Se você luta contra a pressão alta, sabe da batalha constante para cuidar da sua dieta para melhorar sua saúde. Os alimentos que você come — e não come — influenciam muito na sua pressão arterial. Por exemplo, alimentos ricos em sódio interrompem o equilíbrio de água no seu corpo, o que cria uma tensão nos vasos sanguíneos e faz com que a pressão arterial aumente.
Alimentos para evitar em caso de pressão alta
Rosbife, presunto, bacon — não importa qual item do balcão de frios você escolher, todos eles são carregados de sódio. Mesmo os ‘baixos em sal’ são bem ricos em sódio. Apenas seis fatias finas de frios podem conter metade da sua ingestão diária recomendada de sódio, de acordo com a American Heart Association (AHA), que usa 1.500 mg como a quantidade diária ideal (menor do que outras diretrizes que sugerem 2.300 mg). Quando você considera que duas modestas tiras de bacon pesam 330 mg de sódio, você pode ver o problema.
Essa é uma categoria bem ampla, com certeza. Mas a verdade é que a maioria dos componentes clássicos de sanduíches não são amigáveis à sua pressão arterial. Maionese, um picles e uma fatia de cheddar eleva a quantidade de sódio consumida em uma única refeição. A boa notícia: você não precisa renunciar aos sanduíches para sempre, mas um bom caminho é fazer em casa com vegetais frescos e ingredientes mais naturais possíveis.
Os enlatados de milho, ervilha, palmito, extrato de tomate são ricos em sódio para conservação. Por isso, o ideal é preferir versões com baixo teor de sódio, enxágue os enlatados antes do consumo ou opte por alimentos frescos.
Consumir de sete a 13 bebidas alcoólicas por semana pode aumentar substancialmente o risco de pressão alta, de acordo com pesquisas recentes. Acredita-se que o álcool nessa quantidade pode estimular o sistema nervoso simpático, o que aumenta os níveis de cortisol e cria um desequilíbrio no sistema inflamatório vascular.
Queijos curados e processados
Queijos processados e salgados, como queijo parmesão e queijos curados, podem conter altos teores de sódio, o que pode elevar a pressão arterial.
Muitas vezes, os cereais matinais contêm mais açúcar do que nutrientes. O excesso de açúcar no organismo pode levar à resistência à insulina, inflamação e aumento do peso, fatores que contribuem para a hipertensão.
Bebidas adoçadas com açúcar
Não é nenhuma surpresa que o refrigerante esteja cheio de calorias vazias, mas é surpreendente o quão pouco é preciso para impactar a pressão arterial. Um estudo no The American Journal of Clinical Nutrition descobriu que apenas uma bebida adoçada com açúcar por dia pode aumentar seus números.
Outro estudo publicado na Nutrients descobriu que reduzir a ingestão de açúcar adicionado em apenas 2,3 colheres de chá pode levar a uma queda nas leituras de hipertensão.
Apenas uma fatia de pizza de queijo e calabresa pode conter mais da metade do sódio diário recomendado na dieta. E mesmo se você optar pela versão vegetariana, você ainda estará derrubando sua pressão arterial.