SALÁRIO-MATERNIDADE: INSS alerta população que benefício pode ser pedido de forma facilitada

Cidadãs que necessitem acessar salário-maternidade podem pedir de forma gratuita e sem intermediários por meio do aplicativo “Meu INSS”

SALÁRIO-MATERNIDADE: INSS alerta população que benefício pode ser pedido de forma facilitada

Foto: Site portaldoancorador.com.br

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um comunicado esta semana enfatizando que não há necessidade de recorrer a intermediários para obter o salário-maternidade.

 

Esse alerta surgiu em resposta a várias personalidades famosas que promovem uma empresa que oferece assistência para mulheres acessarem esse auxílio.

 

Nas mídias sociais, os influenciadores geralmente chamam a atenção para essa propaganda com expressões como "Atenção, mamães e gravidinhas".

 

Diante da repercussão, o INSS tomou medidas, envolvendo a Procuradoria Federal Especializada, uma divisão da Advocacia-Geral da União (AGU), que encaminhou o assunto para conhecimento e cooperação com a Polícia Federal.

 

No entanto, o INSS, que já havia emitido um alerta semelhante em 2023, ressalta que o benefício pode ser solicitado diretamente pela própria trabalhadora.

 

Esse processo pode ser realizado remotamente, sem a necessidade de comparecer a uma agência.

 

Além disso, todo o procedimento é gratuito, não envolvendo cobrança de multas ou adiantamento de valores para a liberação do salário-maternidade.

 

Como pedir

 

Para fazer o pedido, é possível utilizar o aplicativo ou o site Meu INSS, além da Central de Atendimento 135.

 

Ao acessar o Meu INSS para solicitar qualquer benefício, é preciso ter um login e senha na plataforma Gov.br.

 

Por isso, é recomendável que apenas uma pessoa de confiança tenha acesso a essas informações. O INSS alerta sobre os riscos de fornecer esses dados a sites desconhecidos.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS