CRISTIANE LOPES: Deputada propõe grupo de trabalho para avaliar concessão da Hidrovia do Madeira

Proposta é reunir representantes de várias entidades

CRISTIANE LOPES: Deputada propõe grupo de trabalho para avaliar concessão da Hidrovia do Madeira

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na última quarta-feira (09), a Deputada Federal Cristiane Lopes esteve em Brasília para uma reunião com o Diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Eduardo Nery Machado Filho, onde discutiu pontos sobre a privatização da Hidrovia do Rio Madeira. Após a reunião, a deputada protocolou um ofício sugerindo a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para discutir a licitação da concessão que envolve um trecho de 1.075 km entre Porto Velho (RO) e a foz do rio. 
 
Segundo a deputada, a proposta é reunir representantes de várias entidades, desde órgãos governamentais até setores da sociedade civil, com o objetivo de aprimorar os estudos técnicos e jurídicos antes de o projeto seguir adiante. 
 
"Sabemos da importância estratégica da Hidrovia do Rio Madeira para o progresso da nossa região, mas muitas dúvidas ainda precisam ser esclarecidas antes de avançarmos com esse processo de privatização. A população, os produtores e toda a cadeia produtiva merecem saber os detalhes e as possíveis consequências dessa decisão."
 
Essa hidrovia, uma das mais importantes do Arco Norte, desempenha papel estratégico no transporte fluvial de produtos agropecuários, minerais, industriais, além de alimentos, combustíveis e insumos, abrangendo diversos estados da região, como Rondônia, Acre, Mato Grosso, Tocantins, Amazonas e Pará.
 
Cristiane Lopes defende que, por ser o primeiro leilão de concessão de uma hidrovia no Brasil, é essencial ter cautela para evitar erros que possam prejudicar o desenvolvimento da região. A Hidrovia do Madeira é estratégica para Rondônia e o Arco Norte, uma região que inclui outros estados como Acre, Mato Grosso, Tocantins, Amazonas e Pará. “A hidrovia é fundamental para o escoamento de grãos, transporte de passageiros, exportação e importação de produtos, além de atividades como pesca, turismo e garimpo”, informa.
 
A criação do grupo de trabalho permitiria que todas as dúvidas sobre o projeto fossem discutidas com a participação de especialistas, representantes do setor produtivo, ribeirinhos e pescadores. "Nós não podemos errar neste projeto, pois ele envolve setores essenciais para a economia de Rondônia e toda a região Norte", disse a deputada.
 
A parlamentar levantou várias questões que ainda precisam ser debatidas e que afetam diretamente a população e os empresários que dependem do Rio Madeira, como o custo do frete, as taxas para navegação, os investimentos na navegabilidade, melhorias nas comunidades ribeirinhas entre outros pontos que precisam ser discutidos antes que a concessão seja concretizada, para evitar que o modelo traga mais problemas no futuro, como falta de investimento ou gestão ineficiente. 
 
Cristiane destacou que os problemas de estiagem e a falta de dragagem já prejudicaram a economia de Rondônia neste ano, com o fechamento do porto, o que isolou o estado e atrapalhou a cadeia produtiva. 
 
“A concessão do Madeira pode ser um marco para o desenvolvimento da região, mas é fundamental garantir que tudo seja bem planejado e discutido com transparência. Estou comprometida ao assegurar que a população tenha voz nesse processo e que todos os impactos sejam considerados antes de qualquer decisão”.
 
Esse é um momento de união entre diferentes setores para garantir que o futuro da hidrovia seja promissor, tanto para o estado de Rondônia quanto para o Brasil e a atuação da Deputada Cristiane Lopes será essencial para garantir que o processo ocorra de forma transparente e responsável.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?
Quem você escolheria para substituir Jair Bolsonaro em 2026?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Jose Carlos Calegari

Sociedade Fogas LTDA

Sociedade Fogas LTDA

Marcos Rogerio Tonn

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS