CLÁUDIA DE JESUS: Deputada solicita Casa da Mulher Brasileira para Ji-Paraná

O programa acolhe e empodera mulheres vítimas de violência doméstica

CLÁUDIA DE JESUS: Deputada solicita Casa da Mulher Brasileira para Ji-Paraná

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A ministra das mulheres, Cida Gonçalves, recebeu, em seu gabinete, em Brasília (DF), a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) nesta terça-feira (31), que solicitou a inclusão de mais políticas públicas para mulheres na cidade de Ji-Paraná, região central de Rondônia.
 
Em abril deste ano, a deputada esteve nos ministérios reivindicando a inclusão da estrutura da Casa da Mulher Brasileira para o estado. A primeira cidade que será contemplada é Porto Velho, Rondônia. Agora a deputada solicitou o mesmo investimento do governo federal para Ji-Paraná. A parlamentar alegou que o município é o segundo maior em população com índices elevados de violência contra mulher. Nos primeiros cinco meses deste ano, foram registados 200 casos de agressão e o estado lidera em assassinatos de mulheres no país. O prefeito Joaquim Teixeira destinou terreno um para construção da Casa.
 
"Esperamos que com a realização dessa obra em Ji-Paraná, tenhamos mais e melhor estrutura para acolher as mulheres vítimas de todos os tipos de violência. O principal é que elas terão apoio psicossocial, jurídico e incentivo para melhorar a qualidade de vida", comentou Cláudia. A deputada também convidou a ministra Cida Gonçalves para visitar Rondônia nos dias 23, 24 ou 27 de novembro quando acontecem atividades do Agosto Lilás e haverá uma sessão solene na Assembleia Legislativa para homenagear a Rede de Enfrentamento à violência contra a Mulher - Rede Lilás.
 
 
Acolhimento
 
A Casa da Mulher Brasileira é uma inovação no atendimento humanizado às mulheres. No mesmo espaço é possível encontrar serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra mulheres: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes.
 
A Casa, um dos eixos do programa Mulher, Viver sem Violência, coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, facilita o acesso aos serviços especializados para garantir condições de enfrentamento da violência, o empoderamento da mulher e sua autonomia econômica. É um passo definitivo do Estado para o reconhecimento do direito de as mulheres viverem sem violência.
 
 
Ligue 180
 
Por meio da Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, o Ligue 180, é possível fazer qualquer denúncia de violência contra a mulher. O serviço, gratuito e confidencial, tem por objetivo receber denúncias de violência e reclamações sobre os serviços da rede de atendimento à mulher.
 
Pelo número, são repassadas orientações sobre os direitos da mulher e a legislação vigente. A central funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive fins de semana e feriados. Pode ser acionada de qualquer lugar do Brasil e de outros países.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS