Comenda quer reconhecer pessoas ou entidades que exerçam atividades culturais, educacionais e legislativas
Foto: Reprodução de vídeo
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Nesta semana, a Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO) criou a “Medalha de Mérito Professor Olavo de Carvalho”.
A justificativa é que “se destina a contemplar pessoas físicas e jurídicas que exerçam atividades educacionais, culturais e legislativas, que tenham contribuído direta ou indiretamente, com serviços relevantes ao Estado de Rondônia ou ao Poder Legislativo”.
Ainda de acordo com o documento, “a entrega da medalha [...] será procedida em sessão solene no Plenário da Assembleia Legislativa ou excepcionalmente, em reunião realizada pelo próprio proponente, no município de residência do agraciado, sempre no mês subsequente à aprovação da propositura que a concedeu”.
Quem foi
Olavo Luiz Pimentel de Carvalho (Campinas, 29 de abril de 1947 – Richmond, 24 de janeiro de 2022) foi um ensaísta, polemista, influenciador digital e ideólogo brasileiro, que também atuou como jornalista e astrólogo. Era considerado um representante intelectual do conservadorismo no Brasil, com expressiva influência na extrema-direita brasileira.
Seu discurso era caracterizado pela recusa do que chamava de “politicamente correto” e pela presença de ataques e termos chulos. Era terraplanista (acreditava que o planeta não era redondo), negacionista da Covid-19 e ativista antivacina. Morreu ano passado da doença que tanto criticava, segundo uma de suas filhas, Heloísa.
Nikolas Ferreira (PL) e Delegado Camargo (Republicanos) durante visita recente do parlamentar rondoniense a Brasília - Foto: Divulgação
Propositor
Quem propôs a criação da “Medalha de Mérito Professor Olavo de Carvalho” foi o deputado estadual Delegado Camargo (Republicanos), que em pouco tempo de mandato, já coleciona várias polêmicas.
Uma delas foi a aprovação de uma moção de aplauso ao deputado federal Nikolas Ferreira (PL), que fez um discurso na tribuna da Câmara dos Deputados, no Dia Internacional da Mulher (08 de março).
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!