ELEIÇÕES 2022: Justiça manda reintegrar servidores que foram removidos

A justiça eleitoral publicou nesta terça-feira (25/10), decisão na qual suspende a remoção de servidores da EMATER

ELEIÇÕES 2022: Justiça manda reintegrar servidores que foram removidos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

A justiça eleitoral publicou nesta terça-feira (25/10), decisão na qual suspende a remoção de servidores da EMATER que não aceitaram apoiar a candidatura de Marcos Rocha ao Governo de Rondônia. No dia 10 desse mês, o governo publicou portarias que removiam e/ou exoneravam servidores da estatal.
 
O Desembargador Miguel Monico Neto, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO), decidiu por derrubar os efeitos das portarias que tratavam das remoções de servidores, sem a apreciação do mérito da ação. Quanto às exonerações, não foram desfeitas. O processo continuará tramitando para uma análise mais aprofundada do juiz eleitoral e uma futura decisão.
 
Entenda o caso
 
Os servidores prejudicados impetraram uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral para derrubar suas remoções, bem como exonerações que também foram feitas, alegando que o fato deles não apoiaram a candidatura de Marcos Rocha foi a motivação dessas decisões.
 
A ação movida, denuncia uma suposta organização por parte de algumas autoridades, como o governador Marcos Rocha e o presidente da EMATER, visando intimidar e ameaçar os funcionários da empresa que não aceitam participar ativamente da campanha eleitoral.
 
Conforme a petição, "desde o início do primeiro turno, observou-se por parte dos Investigados a utilização do aparato estatal com vistas a ofender a liberdade do voto e obter vantagens indevidas, desequilibrando o pleito".
 
A ação continua dizendo que muitos servidores "foram ameaçados de exoneração se não trabalhassem como voluntários na campanha política, fato este [exoneração] que se concretizou no início do segundo turno".
 
No dia 11 de outubro, diversos servidores da EMATER foram exonerados e/ou removidos da empresa, conforme podemos ver na imagem abaixo que também foi anexada na ação.
 
 
 
Os advogados relataram que as exonerações e/ou remoções foram feitas "Disfarçado de rotina burocrática e carente de motivação(...), servindo a estrutura da EMATER como arma política do detentor da caneta", no caso, o governador Marcos Rocha e seu vice, Sérgio Gonçalves.
 
O que diz o Governo de Rondônia?
 
Não conseguimos contato com o Governo do Estado de Rondônia, caso queiram comentar o caso, o espaço está aberto.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS