VITÓRIA: Jaqueline Cassol garante reversão de decisão que zerou alíquota do queijo

Agora o pedido da Agricultura será analisado pelo Comitê-Executivo de Gestão – GECEX, da Câmara de Comércio Exterior da Economia

VITÓRIA: Jaqueline Cassol garante reversão de decisão que zerou alíquota do queijo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O governo federal via Ministério da Agricultura declarou ser favorável que o Ministério da Economia reverta e faça análise sobre a decisão que zerou a alíquota do imposto de importação aplicado pelo Brasil ao queijo fresco – mussarela. 
 
Agora o pedido da Agricultura será analisado pelo Comitê-Executivo de Gestão – GECEX, da Câmara de Comércio Exterior da Economia. Zerar a alíquota do imposto de importação do queijo foi uma iniciativa para amenizar o impacto da inflação aos consumidores brasileiros, tomado pelo Ministério da Economia. 
 
A medida abriu a possibilidade de importação dos Estados Unidos e países da Europa que, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), recebem subsídios do governo, o que configura uma desigual concorrência.
 
A participação dos queijos na despesa com alimentação das famílias brasileiras, segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar do IBGE (2017/2018) é baixa, em média de 2%. Nas primeiras duas faixas de renda é respectivamente de 1,10% e 1,4%.
 
A mussarela tem grande importância para as pequenas e médias cooperativas e laticínios, representando o produto lácteo mais processado no país. Os países do Mercosul são os principais fornecedores do Brasil. 
 
A elevação no preço no mercado interno é resultado da busca do equilíbrio financeiro das indústrias do setor visto a elevação no custo da ordem de 32,8% de 2001 a 2022, em virtude da alta no preço do milho e da soja.  
 
“Assim sendo, considerando a atual situacão do setor, entendemos que a decisão merece ser revisada e, para tanto, é relevante que a representação do setor manifeste junto ao Ministério da Economia apresentando argumentos técnicos para o pedido de revisão à Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, com objetivo da exclusão do queijo mussarela da Resolução GECEX”, diz o parecer da Agricultura. 
 
A deputada Jaqueline Cassol comemorou a decisão da Agricultura e pediu sensibilidade do Ministério da Economia. 
 
“Rondônia é o estado com o menor preço do litro do leite pago aos produtores. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de leite, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. Em 2021, a produção do leite caiu mais de 10% em litragem e muitos produtores estão enviando suas vacas para abate. O custo da produção (ração e sais minerais) é muito alto, e o pequeno produtor que fez investimentos em seu plantel, não consegue honrar os compromissos”, disse.  
 
Segundo a deputada, é preciso reverter a decisão para que a economia do setor volte a ser forte. “Vivemos uma crise no setor leiteiro, com graves repercussões para a economia do estado e dos municípios. Não podemos deixar que essa situação afete uma das mais importantes cadeias de geração de empregos e distribuição de renda do país, com grande impacto sobre os pequenos produtores, nas indústrias processadoras e em diversos outros setores que orbitam em torno da produção de leite”, finalizou. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS