Com a presença de diversas autoridades, a Câmara Municipal de Porto Velho batizou, na quinta-feira (25), uma de suas alas com o nome do pastor Edésio Fernandes.
O então vereador, eleito em 2016, faleceu em junho de 2020, aos 51 anos. O presidente da Casa de Leis municipal, Edwilson Negreiros (PSB) foi quem organizou a homenagem.
Acompanhando Negreiros, ainda estiveram presentes o vice-prefeito Maurício Carvalho (PSDB) e outros vereadores Everaldo Fogaça e pastor Vanderlei Silva, ambos do Republicanos, Márcio Pacele (PSB), Paulo Tico (Avante) e Valtinho Canuto (DEM).
Quem representou o homenageado foi o ex-chefe de gabinete, Sérgio Augusto Oliveira. Edwilson Negreiros lembrou com carinho de Edésio Fernandes.
“Edésio Fernandes foi um grande companheiro, um bom legislador: fez jus a seus votos, horando o mandato para o qual fora eleito. Além disso, foi um pai de família primoroso, amigo dos amigos, justo, correto. Esta Casa de Leis municipal faz justiça à sua memória ao dar seu nome a uma de suas alas, marcando para sempre o seu legado”.
Biografia
Edésio Fernandes da Silva nascido dia 01/01/1969 em São Bernardo do Campo, filho de Genival Pereira e Cleonice Fernandes, paraibanos que vieram para São Paulo com a esperança de uma vida melhor. Trabalhando na construção civil foram morar no Oriente Médio por 5 anos, levando a mão de obra brasileira na construção da ferrovia em Bagdá - Iraque.
Retornando ao Brasil anos depois, Edésio se casa com Luciene Nunes. Desta união nascem 3 filhos (Wesley, Evellen e Willian) e assim como muitas pessoas em nosso país, Edésio e sua família passam por momentos difíceis.
Encontraram o acolhimento no trabalho social e espiritual da Igreja Universal do Reino de Deus. No ano de 1991, é levantado a pastor e começa sua trajetória dedicada a levar a palavra de Salvação e mudança de vida.
Esteve a frente ao trabalho evangelístico na cidade de Diadema, seguindo para zona Leste de São Paulo (São Mateus, Cidade Tiradentes, Vila carrão, Sapopemba, Itaquera, Guaianases) e recebe a missão de iniciar o trabalho evangelístico na cidade de Itaquaquecetuba, em 1998, no bairro do Jardim Odete.
Lá inaugurou na estrada São Bento, a 3º Igreja Universal no município de Itaquá, sempre com muita força no trabalho social nas comunidades carentes, levando conforto espiritual à população.
Em 1999, recebe um convite para candidatar-se a vereador neste município, e concorre ao pleito no ano de 2000. Foi eleito o vereador mais votado da cidade, iniciando seu trabalho com um gabinete itinerante, indo até os bairros ouvir e assistir a população, com um olhar social e de desenvolvimento para este município, que o adotou como filho.
Novamente concorreu à eleição em 2004. Foi reeleito, tornando-se vice-presidente da Câmara de Itaquaquecetuba e também ajudou na criação do Partido Republicano Brasileiro (PRB), hoje Republicanos.
Após essa história marcante em Itaquaquecetuba, em 2009, foi enviado em missão evangelística a outros estados de nosso país, como Paraná, Sergipe e finalmente a Rondônia.
Em Porto Velho, no ano de 2013, onde desenvolve mais uma vez um trabalho social ímpar, que é reconhecido pela população, quando concorre ao cargo de vereador em 2016, e é eleito como vereador da capital.
Trabalho tão marcante que o qualificou para as disputas nas eleições de 2018, onde foi escolhido para concorrer a uma das vagas ao Senado Federal, pelo Republicanos, onde teve 43.439 votos, registrando sua marca de olhar nos olhos das pessoas e com grande esforço lutar pelo progresso e mudança da realidade de quem realmente precisa.
No dia 30 de maio do ano passado, foi internado às pressas, após ter sangramento causado por uma úlcera, ficou na UTI por dois dias.
Após ter alta sentiu-se mal novamente, passou por nova cirurgia, mas não resistiu. O quadro foi agravado pela Covid-19, onde morreu no dia 05 de junho, aos 51 Anos, deixando saudade a seus familiares, amigos e um legado a ser seguido por toda figura pública.