JEAN OLIVEIRA: Deputado participa de caminhada de conscientização e prevenção ao suicídio

Evento aconteceu no Espaço Alternativo e faz parte da campanha Setembro Amarelo

JEAN OLIVEIRA: Deputado participa de caminhada de conscientização e prevenção ao suicídio

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A campanha Setembro Amarelo, criada em 2014, cresceu e conquistou todo o Brasil. Um dos seus mais importantes objetivos é fazer com que o estigma relacionado à morte por suicídio diminua.
 
Em Porto Velho, a Campanha de Prevenção ao Suicídio de 2021 que está sendo encampada pelo Deputado Estadual Jean Oliveira (MDB) e pelo Vereador Márcio Oliveira (MDB), promoveu nesse domingo, 19, uma caminhada de conscientização. O evento aconteceu no Espaço Alternativo da capital.
 
A concentração aconteceu por volta das 16 horas no portal do Espaço, seguindo até a passarela e reuniu manifestantes de todas as idades, uma vez que o problema do suicídio tem atingido todas as faixas etárias, causando grande preocupação na sociedade.
 
A caminhada faz parte da campanha que iniciou com um ciclo de palestras promovido pelo gabinete do Deputado Jean Oliveira, realizado no início do mês na Assembleia Legislativa, que alertou sobre o crescimento de casos de suicídio em Rondônia e no Brasil e as formas de combate e orientação para prevenção. Todos os participantes da caminhada estavam devidamente identificados com a camiseta oficial da campanha.
 
De acordo com Jean Oliveira, os casos de suicídio e tentativa de suicídio estão crescendo muito, merecem atenção especial e todo os esforços possíveis são fundamentais para reverter esse quadro e salvar vidas.
 
“Infelizmente estamos vendo crescer o número de casos de suicídio no nosso estado, que atinge todas as camadas sociais, nas mais diversas idades. Precisamos despertar a atenção para esse grave problema. Junto com o vereador Marcio Oliveira estamos desenvolvendo essas atividades de conscientização do Setembro Amarelo, que já teve palestras, material de apoio e agora essa caminhada”, disse o deputado.
 
"A campanha tem como objetivo informar e conscientizar toda a população sobre a importância de se falar do tema, do cuidado com a saúde mental e, principalmente, combater o preconceito que ainda existe sobre o assunto", comenta o vereador Márcio Oliveira.
 
Uma recente pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta o suicídio como um grave problema de saúde pública. Aproximadamente 800 mil pessoas, em todo o mundo, tiram a própria vida. Só no Brasil foram registrados 13.467 suicídios, uma taxa de 6,1 a cada grupo de 100 mil mortes, ocupando o 8º lugar em números de suicídio.
 
Destinado a chamar atenção sobre uma das principais causas de mortalidade no mundo, o mês de setembro alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e uma série de sinais e sintomas do pensamento suicida.
 
De acordo com uma pesquisa recente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), os casos de ansiedade, pânico, estresse e depressão neste período de quarentena tiveram aumento de 80%. De acordo com o estudo, existe relação entre esses transtornos mentais e os pensamentos suicidas e algumas ações que podem contribuir para a prevenção do suicídio são:
 
* Procurar uma terapia assim que surgir os primeiros sinais
 
* Limitar o acesso aos meios para cometer suicídio
 
* Falar abertamente sobre o assunto e de modo a acolher o indivíduo
 
* Procurar associações que promovem encontros com pessoas que também passaram pela mesma inquietação
 
* Evitar estresse e ocasiões que levam à angústia e à depressão.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS