ESTRANHEZA: Deputados faltam à sessão e dão aval para Edson Martins continuar no cargo

Decisão judicial determina que parlamentar saia do mandato, mas conta com ausência de colegas

ESTRANHEZA: Deputados faltam à sessão e dão aval para Edson Martins continuar no cargo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Diário Oficial da Assembleia Legislativa de Rondônia da quarta-feira (18) trouxe relatório da reunião onde cinco dos sete deputados da Mesa Diretora da casa faltaram à sessão que iria definir a perda de mandato do deputado Edson Martins (MDB).
 
O encontro foi convocado por meio do Ato n. 28/2021-LEG/ALE, de 11 de agosto de 2021. Apenas o próprio Redano e o 1º secretário, Jair Montes (Avante), marcaram presença, mas de forma virtual.
 
Já as ausências dos demais membros da mesa: Cirone Deiró (PODE), pastor Alex (PRB), Jhonny Paixão (PRB), Marcelo Cruz (Patriota) e Jean Oliveira (MDB) ainda não foram justificadas. 
 
Com isso, a reunião não pôde ser concluída e o deputado Edson Martins ganhou sobrevida de pelo menos uma semana no mandato, mesmo com decisão judicial já recebida pela mesma mesa diretora no último dia 04 de agosto para que o afaste imediatamente das funções parlamentares.
 
Segundo a lei, a análise que os membros da Mesa Diretora deveriam fazer é apenas declaratória (conforme artigos 55, IV da Constituição Federal e 34, IV da Constituição Estadual) quanto à perda do mandato de Edson Martins, que em razão de decisão condenatória judicial nos autos da Ação Civil Pública de Improbidade Administrativa n. 7001091.52.2021.8.22.0011, da comarca de Alvorada do Oeste e com trânsito em julgado desde 19/03/2021.
 
Penas 
 
Edson deve ser afastado do mandato porquê tem contra si as seguintes penalidades: perda da função pública; suspensão dos direitos políticos por 3 anos (suspensão essa já anotada no sistema ELO da Justiça Eleitoral, sendo que o deputado não consegue sequer expedir certidão de quitação eleitoral) e proibição de contratar com o poder público por 3 anos.
 
Mesmo com a impossibilidade de instalação da reunião por falta de quórum, o deputado Jair Montes questionou ao advogado-geral da Assembleia Legislativa Luciano José da Silva, se ainda havia recurso no processo de Edson Martins. 
 
Montes foi informado que houve o trânsito em julgado da decisão judicial, tanto no Superior Tribunal de Justiça (STJ), quanto no âmbito do Tribunal de Justiça de Rondônia.
 
Ata final
 
Mesmo com a reunião não acontecendo, pelo não comparecimento dos demais deputados, tanto o deputado Jair Montes e o Presidente Alex Redano, fizeram constar na ata cumpriram a decisão judicial que determinou o afastamento imediato do deputado Edson Martins e a declaração da perda de seu mandato. 
 
Veja o que constou na ata: “Diante da informação do Advogado-Geral sobre o reconhecimento de trânsito em julgado tanto no âmbito do STJ quanto do TJRO, o deputado Jair Montes declarou que sua manifestação é pelo não descumprimento da decisão judicial, visto que há trânsito em julgado e até o momento não há nenhuma decisão liminar que tenha o condão de suspender os efeitos da decisão judicial encaminhada à Assembleia”
 
E segue: “O presidente Alex Redano ponderou que, embora não se trate de deliberação por impossibilidade de instalação da Mesa para realização da reunião, também corrobora com o entendimento de que a decisão judicial deve ser cumprida, visto que transitada em julgado, sem qualquer medida liminar que a suspenda”.
 
 
Novo encontro
 
O presidente determinou ainda que constasse na ata esses posicionamentos, bem como convocou nova reunião da Mesa Diretora a ser realizada no dia 24/08/2021, às 14h45m, servindo este instrumento de ato convocatório, que deverá ser publicado no Diário Oficial da ALE/RO e encaminhado aos membros da Mesa Diretora. 
 
O impasse continua até o dia 24 deste mês, onde a mesa diretora terá que dar um posicionamento a própria juíza de Alvorada do Oeste, que espera o cumprimento de sua determinação judicial, sob pena daqueles que não cumprirem a decisão judicial, sofrerem multas e até processos por desobediência à ordem judicial e crime de responsabilidade.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS