BANCADA FEDERAL: 'Políticos votaram com base em cálculo eleitoral', diz cientista político

Para João Paulo Viana o bolsonarismo é muito forte no estado e essa pressão influenciou o voto dos parlamentares

BANCADA FEDERAL: 'Políticos votaram com base em cálculo eleitoral', diz cientista político

Foto: Ilustrativa

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os deputados federais de Rondônia votaram em peso a favor do voto impresso, posição defendida pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. A votação ocorrida na última terça-feira (10), enterrou de vez as pretensões de Bolsonaro e apoiadores que colocavam sob suspeita a lisura da urna eletrônica. O placar de 229 votos a favor e 218 contra, não deixou dúvidas sobre a preferência da maior parte dos deputados.
 
Os votos a favor do voto impresso dado pelos deputados de Rondônia, não significou que a bancada toda apoia o atual presidente do Brasil, mas expressou mais um extinto de sobrevivência para agradar os eleitores rondonienses. Vale lembrar que em Rondônia, Bolsonaro lidera as pesquisas para as eleições de 2022.
 
O cientista político João Paulo Viana, avaliou que a bancada de Rondônia votou com base em cálculo eleitoral e pesando os prós e contra em relação aos eleitores deles. No entanto, disse, alguns parlamentares com tendências mais à esquerda tendem a ter prejuízo maior junto aos eleitores.
 
“Bolsonarismo é muito forte no estado e essa pressão influenciou o voto dos parlamentares.  Entretanto, deputados de tendência mais progressista, ou que possuem um eleitorado mais progressista, como Mauro Nazif e Silvia Cristina, tendem a ter prejuízo frente ao seu eleitorado mais à esquerda. Principalmente, o Mauro”, declarou.
 
João Paulo Viana também observou que o voto dos deputados federais apenas confirmou a preferência da maior parte do eleitorado de Rondônia, e que confirma a tendência que a maior parte dos candidatos ao governo tendem a seguir. Ele acredita que o governador Marcos Rocha pode estar em desvantagem na preferência dos eleitores rondonienses.
 
“É muito cedo para avaliar, entretanto, inegavelmente, há um favoritismo de candidatos alinhado ao bolsonarismo e à extrema direita. Acredito que o senador Marcos Rogério, pelo papel pró-governo que desempenha hoje na CPI da Covid está ocupando esse espaço”, finalizou.
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS